http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/issue/feed Anais da Semana Acadêmica do Curso de Teatro 2015-12-14T20:14:23-02:00 Juliana Reis Monteiro dos Santos jrms@ufsj.edu.br Open Journal Systems <p style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%; orphans: 1;" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Cambria, serif;"><span style="font-size: 12pt;"><strong><strong><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: 10pt;">Anais da Semana Acad&ecirc;mica do Curso de Teatro (Cotea)</span></span></span></strong></strong><strong><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: 10pt;"><span style="font-weight: normal;"> </span></span></span></span></strong><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: 10pt;">&eacute; uma publica&ccedil;&atilde;o</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: 10pt;"><span style="background: transparent;">&nbsp;anual&nbsp;</span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: 10pt;">do curso de Teatro da UFSJ. Publica os trabalhos apresentados durante o evento; sejam pesquisas em andamento ou j&aacute; conclu&iacute;das de alunos e professores do curso e/ou dos convidados e participantes externos. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: 10pt;">Os principais objetivos do evento s&atilde;o:</span></span></span></span></span></span></p> <ul> <li> <p style="margin-bottom: 0cm; border: none; padding: 0cm; line-height: 150%; orphans: 1;" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: 10pt;">a promo&ccedil;&atilde;o do di&aacute;logo entre a comunidade acad&ecirc;mica e a comunidade art&iacute;stica externa por meio de atividades que envolvem aulas abertas, apresenta&ccedil;&otilde;es e interven&ccedil;&otilde;es art&iacute;sticas, palestras, mesas redondas, confer&ecirc;ncias, sess&otilde;es de comunica&ccedil;&otilde;es e f&oacute;rum de debates;</span></span></span></p> </li><li> <p style="margin-bottom: 0cm; border: none; padding: 0cm; line-height: 150%; orphans: 1;" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: 10pt;">o est&iacute;mulo aos processos de cria&ccedil;&atilde;o, difus&atilde;o, pesquisa, aprendizado e ensino teatrais desenvolvidos na universidade;</span></span></span></p> </li></ul> <ul> <li> <p style="margin-bottom: 0cm; border: none; padding: 0cm; line-height: 150%; orphans: 1;" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: 10pt;">o olhar dos alunos de Teatro para a produ&ccedil;&atilde;o teatral como campo de pesquisa e como campo de produ&ccedil;&atilde;o de conhecimento nessa &aacute;rea e</span></span></span></p> </li><li> <p style="margin-bottom: 0cm; border: none; padding: 0cm; line-height: 150%; orphans: 1;" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: 10pt;">a atualiza&ccedil;&atilde;o das reflex&otilde;es acerca da pesquisa em artes.</span></span></span></p> </li></ul> http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1229 O diálogo ocidente-oriente no trabalho do ator: o taoismo Chinês e a relação com os processos artísticos de Peter Brook 2015-12-14T20:14:23-02:00 Carlos Frederico Bustamante Pontes fredericobustamante@ig.com.br <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">O presente trabalho prop&otilde;e refletir sobre conceitos oriundos do pensamento chin&ecirc;s e a rela&ccedil;&atilde;o destes com os processos art&iacute;sticos do encenador Peter Brook. A partir das no&ccedil;&otilde;es de <em>n&atilde;o-a&ccedil;&atilde;o</em> (Wu wei) e <em>vazio</em>, tais quais foram concebidas pelo tao&iacute;smo chin&ecirc;s, pretende-se compreender o conceito de vazio, desenvolvido por Brook, e que vem norteando o trabalho criativo no teatro do diretor ingl&ecirc;s desde 1970. A partir do significado das no&ccedil;&otilde;es descritas no pensamento oriental por Fran&ccedil;ois Jullien, principalmente, pretende-se compreender melhor o significado de vazio, tal qual concebeu Brook, em seu percurso com os atores e a cena teatral contempor&acirc;nea.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1230 Transdisciplinaridade e outros corpos 2015-12-14T20:14:23-02:00 Rita Gusmão ritagusmao2@hotmail.com <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;;">Neste artigo faz-se uma reflex&atilde;o sobre a transdisciplinaridade na arte como mediadora de conceitos&nbsp;</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">p&oacute;s-modernos e como m&eacute;todo de trabalho para o ator e para o pesquisador em Artes C&ecirc;nicas.</span></p> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1231 Por um corpo cênico ecopoético 2015-12-14T20:14:23-02:00 Adilson Siqueira negrados@arteesustentabilidade.com <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">O presente artigo realiza uma reflex&atilde;o sobre o lugar do corpo do ator na contemporaneidade. Convida a pensar a corporeidade desde uma perspectiva transdisciplinar, derridiana, p&oacute;s-estruturalista e complexa, analisando-a como constru&ccedil;&atilde;o antropoc&ecirc;ntrica que legitima o lugar do humano em detrimento da natureza e prop&otilde;e o desenvolvimento de uma corporeidade mais-do-que-humana que leve a um corpo c&ecirc;nico ecopo&eacute;tico articulador de sustentTexto realizado a partir da comunica&ccedil;&atilde;o na mesa Transdisciplinaridades e outros corpos.abilidade.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1232 A corporeidade do artista da cena por uma perspectiva das “Peles” 2015-12-14T20:14:23-02:00 Romíria Penha Turcheti Vasconcelos romiria8@hotmail.com Adilson Siqueira negrados@arteesustentabilidade.com <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">O presente artigo aborda as investiga&ccedil;&otilde;es acerca da corporeidade do artista da cena &agrave; luz da teoria das Cinco Peles, do artista austr&iacute;aco Hundertwasser. O objetivo &eacute; ampliar o estado de percep&ccedil;&atilde;o do artista c&ecirc;nico para instaurar a presen&ccedil;a do corpo em cena e, para isso, estabeleceram-se di&aacute;logos entre as &ldquo;Peles&rdquo; hundertwasserianas e elementos c&ecirc;nicos. O trabalho propicia a cria&ccedil;&atilde;o de um corpo sens&iacute;vel ao trabalhar as pot&ecirc;ncias energ&eacute;ticas do artista na cria&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es f&iacute;sicas, focando a percep&ccedil;&atilde;o tanto para sutis movimentos internos do corpo bem como na expressividade do corpo po&eacute;tico em a&ccedil;&atilde;o. Nesse sentindo, a percep&ccedil;&atilde;o parte do interior do corpo e se expande em interconex&atilde;o com as &ldquo;Peles&rdquo; para que o artista &ldquo;experiencie&rdquo; a totalidade do corpo/natureza ao compreender a conex&atilde;o corpo/espa&ccedil;o/tempo, al&eacute;m de evidenciar o posicionamento cr&iacute;tico do artista da cena como ser humano na Terra.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1233 Implicações criativas de um corpo cênico-marcial 2015-12-14T20:14:23-02:00 Débora Zamarioli debora.zamarioli@ufsc.br <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">Desde 2007, dedico-me &agrave; pr&aacute;tica da arte marcial chinesa <em>kung fu</em> estilo <em>ChoyLayFut</em> e seu di&aacute;logo com o treinamento/prepara&ccedil;&atilde;o de atores/performers e poss&iacute;veis resultantes criativas. A reflex&atilde;o se d&aacute; a partir do estudo da concep&ccedil;&atilde;o corporal dessa arte marcial fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa, que integra meridianos ou canais de energia em sua pr&aacute;tica e teoria do corpo. Nesse sentido, em di&aacute;logo com os estudos do corpo entre Ocidente e Oriente realizados pelo fil&oacute;sofo japon&ecirc;s Yuasa Yasuo (1925-2005), exploro como diferentes paradigmas anat&ocirc;micos modificam as formas de praticar e criar do ator/performer.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1234 S.T.I.L.L: entre danças de um corpo desconhecido 2015-12-14T20:14:23-02:00 Sandra Corradini corradini.sandra@gmail.com <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">Este trabalho tem como objetivo refletir aspectos referentes ao processo compositivo de S.T.I.L.L., exposi&ccedil;&atilde;o coreogr&aacute;fica composta a partir de quadros-experimentos gerados em zona de turbul&ecirc;ncia e que se reconfigura continuamente ao passo do compartilhamento e das trocas de informa&ccedil;&otilde;es e de afetos entre artista e espectador. S.T.I.L.L parte de uma cole&ccedil;&atilde;o de naturezas-mortas - pict&oacute;ricas, liter&aacute;rias, videogr&aacute;ficas e cinematogr&aacute;ficas &ndash; e investiga no corpo que dan&ccedil;a o fluxo cont&iacute;nuo da vida que h&aacute; na aparente imobilidade das formas em decomposi&ccedil;&atilde;o. Dialoga com o butoh, inserindo o corpo num lugar de experi&ecirc;ncia, instaurando novos questionamentos e inquieta&ccedil;&otilde;es est&eacute;ticas. A abordagem sobre o corpo se d&aacute; a partir dos estudos filos&oacute;ficos de Kuniichi Uno acerca do corpo desconhecido, a fim de refleti-lo como lugar onde a dan&ccedil;a se cria, m&uacute;ltiplo, plural e atravessado por pot&ecirc;ncias e culturas distintas.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1235 Do íntimo ao público: a consolidação da personagem espectral pela narrativa autobiográfica 2015-12-14T20:14:23-02:00 Diego José Domingos Pereira diegojse@hotmail.com Alberto Tibaji tibaji@ufsj.edu.br <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;;">O presente artigo visa &agrave; cria&ccedil;&atilde;o de uma reflex&atilde;o teatral partindo da observa&ccedil;&atilde;o do uso de materiais autobiogr&aacute;ficos na confec&ccedil;&atilde;o do espet&aacute;culo &ldquo;Araci: quando abra&ccedil;o de m&atilde;e n&atilde;o cura&rdquo;, dentro do projeto de extens&atilde;o universit&aacute;ria, &ldquo;Araci: teatro e contemporaneidade&rdquo;. Entre os destaques desta reflex&atilde;o, apontamos a an&aacute;lise dos est&iacute;mulos propostos pela autobiografia e a funcionalidade dessa escolha de atua&ccedil;&atilde;o como geradora de signos e significados. Acredita-se, neste trabalho, ser poss&iacute;vel suscitar uma reflex&atilde;o entre autobiografia, diversidade sexual e o atual objeto de estudo do aluno em quest&atilde;o &ndash; a cria&ccedil;&atilde;o da personagem tendo a narrativa autobiogr&aacute;fica como propulsora da a&ccedil;&atilde;o c&ecirc;nica, alimentando e fomentando a <em>persona</em> e a presen&ccedil;a c&ecirc;nica do ator no processo. Sob esse prisma, a autobiografia e sua atua&ccedil;&atilde;o t&ecirc;m a necessidade de serem melhor compreendidas no processo do fazer teatral contempor&acirc;neo, uma vez que parte desta pesquisa se baseia em uma nova forma de observar as pr&aacute;ticas e os desdobramentos c&ecirc;nicos. Essa forma questiona e investiga novas maneiras de atuar e pensar o teatro, abordando a subjetividade de um processo c&ecirc;nico aut&ocirc;nomo, assumindo, dessa forma, um car&aacute;ter metaf&oacute;rico e singular. H&aacute; ainda a inten&ccedil;&atilde;o de explorar os desdobramentos desse recurso potencializador nos elementos t&eacute;cnicos e pl&aacute;sticos que, nessa perspectiva de confec&ccedil;&atilde;o, se apresentam fortemente como uma extens&atilde;o do ator, estimulando e&nbsp;</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">criando funcionalidade para um determinado texto, imagem, mem&oacute;ria e/ou a&ccedil;&atilde;o c&ecirc;nica. Cabe ainda ressaltar que as informa&ccedil;&otilde;es reunidas neste est&atilde;o em conson&acirc;ncia com as obras &ldquo;O Espa&ccedil;o biogr&aacute;fico. Dilemas da subjetividade contempor&acirc;nea&rdquo; de Leonor Arfuch e &ldquo;O pacto autobiogr&aacute;fico: de Rousseau &agrave; Internet&rdquo; de Philippe Lejeune.</span></p> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1236 Mapa e territorialidade Queer: a subjetividade da busca pela desnaturalização das bio-identidades 2015-12-14T20:14:23-02:00 Weverton Andrade Silva wevandrade@gmail.com Alberto Ferreira da Rocha Junior tibaji.alberto@gmail.com Cláudio Guilarduci guilarduci@ufsj.edu.br <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;;">Esse trabalho &eacute; a apresenta&ccedil;&atilde;o do relato de caso da performance que aconteceu em Juiz de Fora (MG). O performer Weverton Andrade se predisp&ocirc;s a permanecer durante sua estada na cidade j&aacute; mencionada com roupas e comportamento que questiona o binarismo de g&ecirc;nero (masculino x feminino) e sexual (heterossexual x homossexual). Essa pesquisa surgiu por meio do Projeto de extens&atilde;o <em>Araci: Teatro, Contemporaneidade e Extens&atilde;o Universit&aacute;ria</em>, do trabalho de conclus&atilde;o de curso <em>Perspectivas do Teatro na Educa&ccedil;&atilde;o: Pr&aacute;ticas e Documenta&ccedil;&atilde;o da mem&oacute;ria e autobiografia da comunidade LGBT face a um sistema pedag&oacute;gico heteronormativo</em> (do mesmo autor e orientador desse projeto)e da leitura de alguns te&oacute;ricos como Judith Butler, EveKosfkySedgwick, Guacira Lopes Louro, Richard Miskolci e Michel Foucault, que s&atilde;o pesquisadores conhecidos quando se fala de Teoria <em>Queer</em>, al&eacute;m da rela&ccedil;&atilde;o te&oacute;rica com autobiografia provinda da inicia&ccedil;&atilde;o cientifica <em>Escritas (auto)biogr&aacute;ficas de artistas portugueses: Adelina Abranches</em>. O trabalho constitui em questionar as identidades e buscar compreender frases como &ldquo;ser l&eacute;sbica&rdquo;, &ldquo;ser gay&rdquo;, &ldquo;ser <em>queer</em>&rdquo;, entre outras. Refletindo sobre a exist&ecirc;ncia de uma &uacute;nica palavra (gay, l&eacute;sbica e outros) definir a</span></p> <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">totalidade e complexidade das sexualidades. Foram registradospor meio de fotografias o processo, al&eacute;m das impress&otilde;es do realizador da performance.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1237 Sessão: performatividade 2015-12-14T20:14:23-02:00 Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi marcelorocco1@ufsj.edu.br <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">O texto retoma as discuss&otilde;es referentes &agrave; performatividade e &agrave;s influ&ecirc;ncias da <em>performance art</em> na cena contempor&acirc;nea e suas implica&ccedil;&otilde;es no trabalho do ator.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1238 O Homem Vermelho: dança, autobiografia e doença na cena contemporânea 2015-12-14T20:14:23-02:00 Davi Giordano giordanodavi@hotmail.com <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">O artigo desenvolve um estudo de caso do espet&aacute;culo <em>O Homem Vermelho</em> com o objetivo de analisar um processo de cria&ccedil;&atilde;o c&ecirc;nico que se desdobrou a partir de um acontecimento marcante na vida de um bailarino, como a descoberta de um c&acirc;ncer raro e incur&aacute;vel. Para compreender como &eacute; poss&iacute;vel ocupar a cena como uma pot&ecirc;ncia de resist&ecirc;ncia &agrave;s dores do corpo sem encenar a vitimiza&ccedil;&atilde;o como um lugar melodram&aacute;tico e convencional, o presente texto analisa as rela&ccedil;&otilde;es entre a dan&ccedil;a, a autobiografia e a doen&ccedil;a na cena contempor&acirc;nea.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1239 Considerações sobre Ópera do malandro: caminhos da censura e Linguagem 2015-12-14T20:14:23-02:00 Roger Ferreira Xavier roger-contatos@hotmail.com Suely da Fonseca Quintana squintana@ufsj.edu.br <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">O presente artigo &eacute; parte integrante do projeto de inicia&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica (PIBIC-UFSJ) intitulado &ldquo;O texto e a m&uacute;sica na dramaturgia brasileira como forma de resist&ecirc;ncia { ditadura militar de 1964&rdquo;, sob orienta&ccedil;&atilde;o da Profa. Dra. Suely da Fonseca Quintana. Nosso recorte da pesquisa fundamenta-se em estudos historiogr&aacute;ficos de Cristina Costa e Luiz Fernando Ramos sobre a Censura e o Teatro Brasileiro, bem como os recursos liter&aacute;rios ligados &agrave; cr&iacute;tica descritos por Affonso Romano de Sant&rsquo;Anna e a no&ccedil;&atilde;o de ironia como uma rela&ccedil;&atilde;o discursiva entre o dito e o impl&iacute;cito - conforme reflex&otilde;es de Linda Hutcheon. Para tanto, o musical <em>&Oacute;pera do Malandro</em>, obra de Chico Buarque de Holanda, escrito e encenado em 1978, ser&aacute; nosso objeto de an&aacute;lise em conson&acirc;ncia com a recente <em>mise-en-sc&egrave;ne </em>do diretor Jo&atilde;o Falc&atilde;o, no Rio de Janeiro, em 2014.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1241 A dramaturgia do espetáculo dito “convencional” em comparação a um espetáculo autobiográfico 2015-12-14T20:14:23-02:00 Weverton Andrade Silva wevandrade@gmail.com Claudia Mariza Braga cmbraga@ufsj.edu.br <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">Este trabalho tem o prop&oacute;sito de relatar as a&ccedil;&otilde;es dramat&uacute;rgicas do espet&aacute;culo teatral Araci: Quando abra&ccedil;o de m&atilde;e n&atilde;o cura, fazendo uma compara&ccedil;&atilde;o com o espet&aacute;culo <em>Tr&ecirc;s por quatro</em>. O espet&aacute;culo <em>Araci: Quando abra&ccedil;o de m&atilde;e n&atilde;o cura</em> &eacute; uma das a&ccedil;&otilde;es do projeto de extens&atilde;o <em>Araci: Teatro, Contemporaneidade e Extens&atilde;o Universit&aacute;ria</em>, da Universidade Federal S&atilde;o Jo&atilde;o del-Rei, que possui financiamento do Mist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; MEC e da FAPEMIG. Este projeto vem desenvolvendo pesquisas com a inser&ccedil;&atilde;o de temas ligados a quest&otilde;es pol&iacute;ticas do movimento LGBT (L&eacute;sbicas, Gays, Bissexuaise Transg&ecirc;neros). O espet&aacute;culo <em>Tr&ecirc;s por quatro</em>, por sua vez,&eacute; o trabalho de conclus&atilde;o de curso da segunda turma de Teatro, sendo realizado em escolas estaduais e OnGs de S&atilde;o Jo&atilde;o del-Rei e regi&atilde;o. O processo da constru&ccedil;&atilde;o da cena teatral em Araci partiu de est&iacute;mulos autobiogr&aacute;ficos, ou seja, a constru&ccedil;&atilde;o da dramaturgia foi realizada por meio da seguinte pergunta: <em>O que voc&ecirc; quer contar no espet&aacute;culo Araci?</em> O espet&aacute;culo utiliza n&atilde;o somente o texto da escrita autobiogr&aacute;fica como dramaturgia, mas tamb&eacute;m o corpo do ator e a imagem que se forma no espa&ccedil;o c&ecirc;nico. Esse texto &eacute; dito por um ator do sexo masculino usando um vestido, na busca pela desconstru&ccedil;&atilde;o do binarismo de g&ecirc;nero (masculino x feminino) e de sexualidade (heterossexual &times; homossexual). Neste artigo ser&aacute; feita ainda uma an&aacute;lise da constru&ccedil;&atilde;o da dramaturgia do espet&aacute;culo <em>Tr&ecirc;s por quatro</em>, uma pe&ccedil;a teatral adaptada a partir do texto <em>Entre quatro paredes</em>, de Jean-Paul Sartre, a fim de se realizar a compara&ccedil;&atilde;o entre ambas as encena&ccedil;&otilde;es.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1242 Diálogos (im)possíveis: espaços e lugares da cena 2015-12-14T20:14:23-02:00 Eloisa Brantes elobrantes@gmail.com Ines Linke ineslinke@yahoo.com <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">Neste artigo, buscamos refletir como as pr&aacute;ticas perform&aacute;ticas, nas inst&acirc;ncias de cria&ccedil;&atilde;o e (re)apresenta&ccedil;&atilde;o, usam, (re)inventam, articulam, transformam, deslocam, ignoram e/ou omitem elementos dos lugares em suas formas de intera&ccedil;&atilde;o em contextos espec&iacute;ficos. Tal reflex&atilde;o se fundamenta em duas atividades propostas pelas autoras durante a I Semana Acad&ecirc;mica do Curso de Teatro da UFSJ: a performance coletiva <em>Entre lugares - Mem&oacute;rias da &aacute;gua, </em>experimento realizado com o grupo<em> Urbanidades</em> e a reflex&atilde;o conceitual sobre espa&ccedil;os c&ecirc;nicos praticados no microssemin&aacute;rio <em>Espa&ccedil;os e lugares da cena</em>. Nas duas propostas,discutimos potencialidades, possibilidades e impossibilidades de apropria&ccedil;&atilde;o dos lugares e seus contextos, em cria&ccedil;&otilde;es c&ecirc;nicas e/ou dramaturgias de ocupa&ccedil;&atilde;o de espa&ccedil;os alternativos. As intera&ccedil;&otilde;es da cena com as carater&iacute;sticas hist&oacute;ricas, simb&oacute;licas, culturais, econ&ocirc;micas, pol&iacute;ticas, geogr&aacute;ficas, arquitet&ocirc;nicas, ecol&oacute;gicas, sociol&oacute;gicas, pr&eacute;-existentes dos espa&ccedil;os, colocam em jogo os sentidos da performance. A atividade do lugar na configura&ccedil;&atilde;o da cena, como campo relacional, instaura formas dial&oacute;gicas de cria&ccedil;&atilde;o que deslocam a centralidade do performer como foco principal dos espectadores, e destacam um tipo de processo c&ecirc;nico que absorve aspectos do lugar dinamizando rela&ccedil;&otilde;es corpo-espa&ccedil;o que ultrapassam os limites do previs&iacute;vel. A partir dessa reflex&atilde;o, a performance, entendida como acontecimento que instaura experi&ecirc;ncias in&eacute;ditas no espa&ccedil;o, na subjetividade individual e/ou coletiva, ser&aacute; vista por meio de di&aacute;logos (im)poss&iacute;veis da cena com lugares e contextos.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1243 Encenação e pedagogia: a poética de Tadashi Suzuki 2015-12-14T20:14:23-02:00 Juliana Monteiro jrms@ufsj.edu.br <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">O texto apresenta alguns apontamentos referentes &agrave; po&eacute;tica do encenador japon&ecirc;s Tadashi Suzuki, em especial, as proposi&ccedil;&otilde;es relacionadas ao trabalho de ator.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1244 O treinamento Suzuki e o trabalho de ator (corporeidade, expressividade e fisicalidade em cena): uma experiência pessoal 2015-12-14T20:14:23-02:00 Gabriel José Carneiro gabrieljcarneiro@bol.com.br <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">Este trabalho &eacute; resultado das experi&ecirc;ncias criativas vivenciadas no N&uacute;cleo A Po&eacute;tica do Invis&iacute;vel (Napi) desenvolvido na Universidade Federal de S&atilde;o Jo&atilde;o del-Rei com alunos de gradua&ccedil;&atilde;o do curso de Teatro,orientado pela professora Juliana Monteiro entre julho de 2013 e dezembro de 2014. A partir das viv&ecirc;ncias, ser&atilde;o relacionados conceitos defendidos por L&uacute;cia Romano em &ldquo;O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro F&iacute;sico&rdquo;; e comentados de acordo com a comunica&ccedil;&atilde;o oral que realizei durante a I Semana Acad&ecirc;mica do Curso de Teatro em 2014. O objetivo do texto &eacute; relatar experi&ecirc;ncias do ponto de vista de um aluno que participou das atividades do grupo e p&ocirc;de experimentar a cria&ccedil;&atilde;o teatral sob a perspectiva da linguagem corporal e os poss&iacute;veis est&iacute;mulos que a provocaram e que, para mim, enriqueceram a bagagem art&iacute;stica dos envolvidos.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1245 A cena como espaço de jogo: a atividade do espectador 2015-12-14T20:14:23-02:00 Ana Cristina Martins Dias anamorinha@hotmail.com <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">Este texto tem por objeto a atividade do espectador que se encontra exposto a um espet&aacute;culo proposto e/ou percebido como jogo, com vistas a introduzir quest&otilde;es referentes &agrave; concep&ccedil;&atilde;o da cena como espa&ccedil;o de jogo e &agrave; participa&ccedil;&atilde;o do espectador nesse processo. Para tal, vamos refletir sobre o conceito de jogo, de um lado, e, de outro, sobre o espectador desse jogo/cena, servindo-nos das pesquisas realizadas por estudiosos como Johan Huizinga, Roger Caillois, Hans-Georg Gadamer, Bertolt Brecht e Jacques Ranci&egrave;re, entre outros.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1246 Teatro e transversalidade: o jogo como articulador de conhecimento e saberes transdisciplinares 2015-12-14T20:14:23-02:00 Naiara Virgínia da Silva naiav.silva@gmail.com <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">O presente trabalho descreve, analisa e prop&otilde;e o jogo como articulador de conhecimentos e saberes transdisciplinares a partir de uma experi&ecirc;ncia desenvolvida no Programa Institucional de Inicia&ccedil;&atilde;o &agrave; Doc&ecirc;ncia (PIBID) do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal de S&atilde;o Jo&atilde;o del-Rei. A experi&ecirc;ncia aconteceu na Escola Estadual Ministro Gabriel Passos durante as aulas de Artes. Utilizamos como metodologia a Impro, desenvolvida por Keith Jonhstone, que tem como objetivo treinar atores para a cria&ccedil;&atilde;o diante do p&uacute;blico. Foram utilizadas m&uacute;sicas de <em>Funk ostenta&ccedil;&atilde;o</em> e o futebol de bot&atilde;o para constru&ccedil;&atilde;o de um jogo transdisciplinar.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1247 Uma perspectiva sobre a docência de teatro em escolas 2015-12-14T20:14:23-02:00 André Luiz Lopes Magela andrellmagela@gmail.com <span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Droid Sans Fallback&quot;; mso-bidi-font-family: &quot;Lohit Hindi&quot;; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-bidi-language: HI;">Breve ensaio, construindo justificativas conceituais justificativas para o ensino de teatro obrigat&oacute;rio em espa&ccedil;os formais de educa&ccedil;&atilde;o. Tendo em conta elementos da est&eacute;tica relacional (Bourriaud, 2009), n&oacute;s podemos melhor relacionar o ensino de teatro com elementos est&eacute;ticos presentes na vida dos alunos. O ensino de teatro torna-se, assim, mais relevante e necess&aacute;rio, n&atilde;o por seus temas, mas por seus componentes t&eacute;cnicos inerentes.</span> 2015-12-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) http://www.seer.ufsj.edu.br/anais_cotea/article/view/1248 Apresentação 2015-12-14T20:14:23-02:00 Juliana Monteiro jrms@ufsj.edu.br Copyright (c)