Capacitação para uso do sistema de informação da atenção básica: mantendo o status quo informacional

Autores

  • Ricardo Bezerra Cavalcante Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.101

Palavras-chave:

Sistema de informação da Atenção Básica, Educação permanente em serviço, Informação em saúde

Resumo

Estudo de abordagem qualitativa que objetivou analisar o processo de capacitação de profissionais e gestores relacionados ao SIAB visando o planejamento local em saúde. Realizou-se entrevistas com profissionais de uma unidade de saúde da família no município de Divinópolis, bem como os gestores e técnico-administrativos da secretaria municipal de saúde e gerência regional de saúde. Os dados coletados foram analisados a partir da “Análise de Conteúdo”. A pesquisa foi aprovada pelo CEP sob o parecer 61/2010. Verificou-se que o processo de capacitação para uso dos dados do SIAB ainda é incipiente, não sistemático e descontínuo. Em alguns momentos, alguns sujeitos relatam que a capacitação é inexistente e muitas dúvidas relacionadas ao sistema permanecem no cotidiano de trabalho. Outra situação verificada é o fato de que o sistema, seus dados e seus fluxos ainda são concebidos segundo a lógica da centralização, onde os níveis centrais são alimentados com dados e os profissionais são meros coletadores. Conclui-se que a falta de um processo de educação permanente voltado para o uso dos dados do SIAB perpetua o status quo informacional atual, onde o planejamento local a partir deste sistema quase não é realizado, serve apenas aos interesses dos níveis centrais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Bezerra Cavalcante, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Enfermagem - EE/UFMG.

Marta Macedo Kerr Pinheiro, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorado. Universite de Toulouse III (Paul Sabatier), U.T.III, França. Orientadora do Trabalho.

Downloads

Publicado

2012-03-09

Como Citar

Cavalcante, R. B., & Pinheiro, M. M. K. (2012). Capacitação para uso do sistema de informação da atenção básica: mantendo o status quo informacional. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.101

Edição

Seção

Artigos Originais