Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário

Autores

  • Miguir Terezinha Vieccelli Donoso UFMG
  • Eline Lima Borges Universidade Federal de Minas Gerais
  • Poliana Cristina Soares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Saymon Fernando dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Allana dos Reis Corrêa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Salete Maria de Fátima Silqueira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1578

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, Laboratórios, Pesquisa qualitativa.

Resumo

Objetivo: compreender as percepções sobre o Laboratório de Enfermagem como cenário didático para estudantes de graduação em Enfermagem. Métodos: trata-se de estudo exploratório qualitativo. Os dados foram coletados em universidade pública de Minas Gerais. A população foi constituída por estudantes de graduação em Enfermagem e que já cursaram as disciplinas Sistematização da Assistência de Enfermagem e Fundamentos do Cuidado de Enfermagem. A entrevista aberta foi utilizada para coleta de dados. O tamanho da amostra foi estabelecido pelo critério da saturação, alcançada na 12º entrevista.  Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Resultados: foram geradas duas categorias: Motivos que levam ao não uso do laboratório e Significados atribuídos ao laboratório pelos estudantes.  Conclusão: os estudantes frequentam o Laboratório somente em vésperas de provas práticas. Dessa forma, reitera-se a ideia de que conteúdos didáticos, incluindo os práticos e teórico-práticos despertam maior atenção dos estudantes quando atrelados a situações de cobranças. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguir Terezinha Vieccelli Donoso, UFMG

Enfermeira pela UFSC. Mestre em Enfermagem pela escola de Enfermagem da UFMG. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Docente do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG.

Eline Lima Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira pela UFMG. Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem da USP (Ribeirão Preto). Professor Associado da Escola de Enfermagem da UFMG. Belo Horizonte, MG – Brasil.

Poliana Cristina Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira pela UNA Belo Horizonte. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Enfermeira do Laboratório de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG. Belo Horizonte, MG – Brasil.

Saymon Fernando dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Monitor da disciplina Fundamentos do Cuidado de Enfermagem.

Allana dos Reis Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira pela UFMG. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG. Professor adjunto da Escola de Enfermagem da UFMG. Belo Horizonte, MG - Brasil.

Salete Maria de Fátima Silqueira, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira pela UFMG. Doutora em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem da USP (Ribeirão Preto). Professor associado da Escola de Enfermagem da UFMG. Belo Horizonte, MG – Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

Vieccelli Donoso, M. T., Borges, E. L., Soares, P. C., dos Santos, S. F., Corrêa, A. dos R., & Silqueira, S. M. de F. (2017). Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1578

Edição

Seção

Artigos Originais