Entre o velho e o novo: avanços e desafios na construção/reconstrução de currículo de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1634

Palavras-chave:

Filosofia em enfermagem, Promoção da saúde, Currículo, Aprendizagem Baseada em Problemas, Enfermagem.

Resumo

Objetivos: Este estudo descreve a construção e a implementação de uma proposta curricular baseada em um projeto pedagógico inovador, apresentando os avanços e os desafios deste processo no contexto de um curso de graduação em Enfermagem. Método: Para alcançar o objetivo, foram utilizadas entrevistas com membros da equipe responsável pela elaboração da proposta e consulta a documentos, com destaque ao Projeto Político Pedagógico do curso. Resultados: Os resultados mostram que há avanços na proposta implementada. Identifica-se notável tendência à ruptura com o modelo biológico, contudo o contexto do curso refere, ainda, situações pontuais que remetem a permanências de estratégias típicas dos modelos tradicionais e fragmentados de ensino. Conclusão: Acredita-se que, para um novo modelo assistencial e de ensino, é necessário mobilizar a prática reflexiva para favorecer a aprendizagem e a prática de ações assistenciais integradas em contextos complexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Netto, UFSJ

Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Federal de São João del-Rei. Divinópolis, MG – Brasil. Vice-Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente da UFSJ-CCO.

Kênia Lara Silva, UFMG

Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem da UFMG. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Netto, L., & Silva, K. L. (2017). Entre o velho e o novo: avanços e desafios na construção/reconstrução de currículo de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1634

Edição

Seção

Artigos Originais