Ações Pedagógicas realizadas pelo enfermeiro do PSF

Autores

  • Susany Anastácia Pereira Universidade de Itaúna
  • Célio Augusto Moreira Santos Universidade de Itaúna
  • Deolane Eustáquia Vasconcelos Antunes Universidade de Itaúna

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.180

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Programa Saúde da Família

Resumo

 O Programa Saúde da Família (PSF) é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde, ampliando o acesso do usuário, visando à humanização na prática em saúde, incorporando a atenção integral e continuada. Pensando nisso, a necessidade de uma reflexão sobre as práticas educativas em saúde bem como conhecer a atuação do enfermeiro na execução das ações educativas na comunidade, identificar as facilidades encontradas, levantar as principais dificuldades e limitações por ele encontradas. O presente trabalho foi desenvolvido em um município do centro-oeste do estado de Minas Gerais, com população aproximadamente de 83.823 habitantes, contendo 15 unidades de PSF. Trata-se de um estudo descritivo de natureza quantitativa, no qual foram analisados e comparados os dados obtidos através de um questionário estruturado com linguagem clara e objetiva. O questionário foi respondido pelos enfermeiros responsáveis das unidades de saúde da família. A pesquisa evidenciou dificultadores/limitações por eles vivenciadas, somados as técnicas de educação em saúde, baseadas na metodologia de transmissão, que vem sendo muito utilizada, tornando empecilho e comprometendo a realização das praticas pedagógicas. Diante isso, vemos a necessidade de uma reflexão sobre as práticas educativas, como forma de cuidado e sua relação com a participação e o estímulo à autonomia dos usuários envolvidos, visando novos paradigmas, inovações, transformações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susany Anastácia Pereira, Universidade de Itaúna

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Itaúna.

Célio Augusto Moreira Santos, Universidade de Itaúna

Acadêmico de Enfermagem da Universidade de Itaúna.

Deolane Eustáquia Vasconcelos Antunes, Universidade de Itaúna

Graduada em Enfermagem Bacharelado/ Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em enfermagem hospitalar/neonatologia, capacitação pedagógica em educação e auditoria em saúde. Concluiu mestrado em educação, cultura e organizações sociais, linha de pesquisa saúde coletiva. Docente no curso de Enfermagem na Universidade de Itaúna/MG.

Downloads

Publicado

2012-10-24

Como Citar

Pereira, S. A., Santos, C. A. M., & Antunes, D. E. V. (2012). Ações Pedagógicas realizadas pelo enfermeiro do PSF. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.180

Edição

Seção

Artigos Originais