Evidências científicas dos fatores de risco para anomalias congênitas: revisão integrativa

Autores

  • Ana Paula de Morais Maia Barros UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
  • Márcia Helena de Souza Freira UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
  • Michelle Thais Migoto UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1804

Palavras-chave:

Anomalias congênitas, Recém-nascido, Epidemiologia.

Resumo

Objetivo: Identificar através da produção científica atual os fatores de risco para a ocorrência dos nascimentos com Anomalias Congênitas. Métodos: Este estudo buscou identificar os fatores de risco para a ocorrência dos nascimentos com Anomalias Congênitas nas publicações científicas, dos últimos 30 meses, de janeiro de 2014 até junho de 2016. Trata-se de uma revisão integrativa, com base nas recomendações de Ganong. Resultados: Foram selecionados 19 artigos, com resultados organizados em cinco blocos referentes: a) mãe do recém-nascido com anomalias congênitas, b) ao recém-nascido, c) à assistência ao binômio, d) aos diagnósticos, e) às políticas públicas e informação do evento vital - nascimento com anomalias congênitas. Conclusão: São necessárias políticas públicas de saúde para a melhoria do acesso precoce ao pré-natal e da sua qualidade além de melhoria de acesso dessas crianças e suas famílias a tratamento adequado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Morais Maia Barros, UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Bacharel em Enfermagem pelas Faculdades CBES (2011), especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Positivo (2015). Atualmente cursa o Mestrado Acadêmico na UFPR, é Preceptora do Programa de Residência em Área profissional de Enfermagem pela Faculdade Pequeno Príncipe, atua como enfermeira assistencial da UTI Neonatal, participa do Time de Cateteres e da CIHDOTT (Comissão intra hospitalar de doação e transplantes de órgãos e tecidos) do Hospital e Maternidade Municipal de São Jose dos Pinhais, pela prefeitura do Município, como servidora, participa do GEFASED- Grupo de Estudos em Saúde da Família e desenvolvimento, do departamento de Enfermagem da UFPR, como membro efetivo. Possui experiência profissional em atenção primaria pela Prefeitura Municipal de Curitiba (2005-2012), e em hospital geral terciário (2012- atual) nos setores Clínica Médica, Pediatria, Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal. Realizou pesquisas científicas no campo da Terapia Intensiva, atendimento a Urgência e Emergência, Neonatologia e epidemiologia.

Márcia Helena de Souza Freira, UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Enfermeira Sanitarista. Professora Doutora da Graduação do Departamento de Enfermagem, e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil. E-mail: marcia.freire@ufpr.br 

Michelle Thais Migoto, UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Enfermeira Neonatologista. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil. E-mail: michellemigoto@gmail.com.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

de Morais Maia Barros, A. P., de Souza Freira, M. H., & Migoto, M. T. (2017). Evidências científicas dos fatores de risco para anomalias congênitas: revisão integrativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1804

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura