As interfaces das vivências da primeira experiência de mães adolescentes e adultas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1987

Palavras-chave:

Gravidez, Maternidade, Saúde da mulher.

Resumo

Objetivo: compreender os significados da maternidade para as mães adolescentes e adultas, primíparas, desvelando sua rede de apoio na vivência desta experiência. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, com participação de 11 mães primíparas, sendo cinco, adolescentes de 10 e 19 anos e seis, adultas de 20 aos 40 anos. Para a coleta dos dados, foi utilizado um roteiro com questões semiestruturadas, segundo o conteúdo Bardin, 2011, para organização e análise dos dados. Resultados: percebeu-se que a maternidade gerou modificações no viver das mães como: alterações físicas e no seu cotidiano e de sua família com a chegada do bebê. A rede de apoio mostrou-se essencial pelo amparo e consolo nas dificuldades a serem enfrentadas. Conclusão: para as mães analisadas, o significado da maternidade refere-se ao cuidado, ao carinho e ao apego pelo(a) filho(a); e os principais desafios da maternidade são os cuidados demandados com a criança, cujas dificuldades são amenizadas pela rede de apoio, que tem uma função muito importante, desde níveis emocionais a financeiros, na vivência da primeira experiência de ser mãe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Zanettini, UPF - Universidade de Passo Fundo

Graduada em Enfermagem pela UFFS- Universidade Federal da Fronteira Sul. Enfermeira Residente em Cardiologia pelo Programa de Residência Multiprofissional da UPF - Universidade de Passo Fundo.

Jeane Barros de Souza, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Saúde Pública - UFSC, e Doutora em Ciências, pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência - UNIFESP. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó. 

Denise Moser Aguiar, UFFS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC, na linha de Ensino e Formação de Educadores (EFE).Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó. 

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Zanettini, A., Barros de Souza, J., & Moser Aguiar, D. (2017). As interfaces das vivências da primeira experiência de mães adolescentes e adultas. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1987

Edição

Seção

Artigos Originais