Inovação em pesquisa na enfermagem psiquiátrica: coleta de dados informatizada

Autores

  • Renata Marques de Oliveira EERP/USP
  • Antonia Regina Ferreira Furegato EERP/USP

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2583

Palavras-chave:

Coleta de dados, Software, Pesquisa em enfermagem.

Resumo

O enfermeiro pode transformar e modernizar as práticas assistenciais em saúde mental a partir da pesquisa científica. Objetivo: Apresentar uma reflexão sobre a utilização de coleta de dados informatizada na área da enfermagem. Método: Trata-se de um artigo de reflexão que versa sobre a coleta de dados informatizada, realizada por enfermeiros. As reflexões decorrem da vivência dos pesquisadores no desenvolvimento e utilização de um aplicativo para coleta de dados informatizada em dispositivo móvel (tablet). Resultados: A utilização de aplicativos para coleta de dados permite aos enfermeiros superarem dificuldades inerentes às pesquisas de campo como por exemplo, a ansiedade do participante. Recursos que podem ser inseridos nos aplicativos: 1) validação de campos (evita respostas em branco ou registro de mais de uma resposta); 2) lógica de ramificação (torna as entrevistas mais breves ao omitir variáveis que não se aplicam); 3) calculadora (evita erros) e 4) tabulação automática (evita erros de digitação). A coleta informatizada permite ao enfermeiro analisar os dados imediatamente após as entrevistas, agilizando sua publicação. Conclusão: A transição da coleta de dados em formulários impressos para os questionários informatizados precisa respeitar os princípios científicos, com responsabilidade, de modo que traga reais contribuições para a pesquisa e para o cuidado de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Marques de Oliveira, EERP/USP

Renata Marques de Oliveira. Enfermeira, Doutora em Ciências, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. renata_marques@outlook.com. (orcid.org/0000-0002-7169-8309)

Antonia Regina Ferreira Furegato, EERP/USP

Antonia Regina Ferreira Furegato. Enfermeira, Doutora, Professora Titular Sênior do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. furegato@eerp.usp.br (orcid.org/0000-0002-7901-2965)

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Oliveira, R. M. de, & Furegato, A. R. F. (2018). Inovação em pesquisa na enfermagem psiquiátrica: coleta de dados informatizada. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2583

Edição

Seção

Reflexão Teórica