Cuidados relacionados a dermatite na área de fraldas em idosos hospitalizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2721

Palavras-chave:

Dermatite das fraldas, Incontinência urinária, Idoso.

Resumo

Objetivo: identificar a ocorrência da dermatite na área de fraldas em idosos hospitalizados. Método: trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa e epidemiológica. O estudo foi desenvolvido em unidade de Clínica Médica de um hospital universitário, localizado no Distrito Federal, Brasil e foi utilizado um instrumento de coleta de dados com as seguintes variáveis: características sociodemográficas, morbidades associadas, hábitos de vida e cuidados realizados diante da dermatite na área de fraldas, além do exame físico da pele na região da genitália e áreas adjacentes. A amostra foi composta por 40 idosos. Resultados: em relação à ocorrência da dermatite na área de fraldas, 42% dos idosos apresentaram a alteração na pele, 55% realizavam a troca de fraldas pelo menos a cada 4horas ou menos; quanto à frequência da higiene íntima, 60% a realizavam uma vez ao dia, sendo que 32% realizavam esta limpeza somente utilizando água. Conclusão: foi possível verificar que uma parcela significativa dos idosos internados na unidade de clínica médica, utilizando fraldas e/ou dispositivos para controle de incontinência, desenvolveram a dermatite na área de fraldas, gerando a necessidade de um diagnóstico precoce por parte da equipe multiprofissional e medidas de baixa complexidade para a prevenção do problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Luana Gomes Silva, Universidade de Brasília, UnB, Distrito Federal

Enfermeira, Graduada pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília – UnB. Brasília (DF), Brasil.

Andrea Mathes Faustino, Universidade de Brasília, UnB, Distrito Federal

Enfermeira, Especialista em Gerontologia, Doutora em Ciências da Saúde, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília – UnB, Brasília (DF), Brasil.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

Silva, J. L. G., & Faustino, A. M. (2019). Cuidados relacionados a dermatite na área de fraldas em idosos hospitalizados. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2721

Edição

Seção

Artigos Originais