Métodos não farmacológicos para o tratamento do Alzheimer: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2786

Palavras-chave:

Idoso, Doença de Alzheimer, Terapêutica.

Resumo

Objetivo: identificar, na literatura, as propostas de métodos não farmacológicos para o tratamento da doença de Alzheimer. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada em três bases de dados. Foram incluídos artigos publicados entre os anos de 2005 a 2016, na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram adotados os descritores: idoso, terapêutica e doença de Alzheimer. Os artigos foram analisados pelo título e resumo, estratificados pela base de dados, periódico, ano, país, título, tipo de estudo, sujeitos, local pesquisa e nível de evidência. Posteriormente, foi realizada uma síntese do conhecimento obtido sobre os métodos não farmacológicos utilizados no tratamento da doença de Alzheimer. Resultados: Dez estudos foram analisados na pesquisa, sendo que as principais intervenções não farmacológicas identificadas foram 50% na atividade motora, 20% atividade cognitiva, 20% musicoterapia e 10% terapia multicomponente. Conclusão: Os tratamentos não farmacológicos provaram ser eficientes, pois reduziram a dependência para a realização de atividades de vida diária e, consequentemente, melhoraram a qualidade de vida de pacientes com doença de Alzheimer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Guedes Lopes Costa, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Enfermeira. Graduada pelo Curso de Enfermagem da Faculdade de Ceilândia/Universidade de Brasília. Residente em Enfermagem na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Luciano Ramos de Lima, Universidade de Brasília

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás. Doutorando em Ciências e Tecnologias da Saúde pela Faculdade de Ceilândia/Universidade de Brasília

Silvana Schwerz Funghetto, Universidade de Brasília.

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Docente do Curso Pós Graduação em Ciências e Tecnologias da Saúde da Faculdade de Ceilândia/Universidade de Brasília.

Cris Renata Grou Volpe, Universidade de Brasília.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de Brasília. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ceilândia/Universidade de Brasília.

Walterlania Silva Santos, Universidade de Brasília

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde Universidade Federal de Goiás . Docente do Curso de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília.

Marina Morato Stival, Universidade de Brasília.

Enfermeira. Doutora em Ciências e Tecnologias da Saúde pela Faculdade de Ceilândia/Universidade de Brasília. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ceilândia/Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Costa, B. G. L., Lima, L. R. de, Funghetto, S. S., Volpe, C. R. G., Santos, W. S., & Stival, M. M. (2019). Métodos não farmacológicos para o tratamento do Alzheimer: uma revisão integrativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2786

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura