Letramento funcional em saúde de pessoas idosas em uma unidade de saúde da família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2937

Palavras-chave:

Idoso, Alfabetização em saúde, Atenção primária à saúde, Estratégia saúde da família.

Resumo

Objetivo: analisar o Letramento Funcional em Saúde de pessoas idosas atendidas na Estratégia Saúde da Família, a partir do modo como elas buscam, compreendem e partilham informações em saúde. Método: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com 23 pessoas idosas adscritas a uma Unidade de Saúde da Família. Foi utilizada a entrevista com um instrumento denominado ‘healthliteracy’, adaptado e validado para o português. A análise dos dados realizou-se pela análise textual discursiva. Resultados: obtiveram-se quatro categorias: “busca por informações em saúde” - os participantes relataram a unidade como fonte de busca de informações, sentindo-se, em geral, satisfeitos com as informações; “compreensão das informações em saúde” - os participantes relataram que consideram as informações fáceis ou muito fáceis de entender; “compartilhamento das informações em saúde” – a maioria relatou compartilhar informações com familiares, amigos ou vizinhos; e “repercussões das informações em saúde” – as pessoas idosas consideraram que as informações fazem diferença em suas vidas, melhorando seu autocuidado, adesão a tratamentos, qualidade de vida, propiciando uma vida mais ativa. Conclusão: permite aos enfermeiros e demais profissionais da atenção básica saberem o modo de busca, compreensão e partilha de informações em saúde pelas pessoas idosas, planejando intervenções com utilizando a educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nidia Farias Fernandes Martins, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande.

Daiane Porto Gautério Abreu, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande.

Bárbara Tarouco Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem e do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande

Eliel de Oliveira Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande.

Juliana Piveta de Lima, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande.

Julia Moraes Mendes, Universidade Federal do Rio Grande

Estudante do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande.

Downloads

Publicado

2019-02-08

Como Citar

Martins, N. F. F., Abreu, D. P. G., Silva, B. T., Bandeira, E. de O., Lima, J. P. de, & Mendes, J. M. (2019). Letramento funcional em saúde de pessoas idosas em uma unidade de saúde da família. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2937

Edição

Seção

Artigos Originais