Assistência pré-natal realizada pelo enfermeiro obstetra: a percepção da puérpera

Autores

  • Ana Paula da Silva Lemos Hospital Sofia Feldman
  • Lelia Maria Madeira Hospital Sofia Feldman

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3281

Palavras-chave:

Cuidado Pré-Natal, Enfermagem Obstétrica, Obstetrícia.

Resumo

Objetivo: analisar a percepção da puérpera quanto à assistência pré natal, realizada pelo enfermeiro, em um hospital do município de Belo Horizonte. Metodologia: a abordagem qualitativa foi a opção metodológica utilizada, e os dados foram coletados, por meio de entrevistas semi estruturadas com 14 puérperas assistidas na Instituição. A análise dos dados foi realizada com base na técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: o principal achado relativo à assistência recebida pelas puérperas foi o reconhecimento da competência do enfermeiro obstetra, para a realização do pré-natal, no que se refere aos seus conhecimentos, habilidades e atitudes, demonstrados durante as consultas realizadas. Conclusão: a atuação do enfermeiro obstetra foi percebida pelas puérperas, para além dos procedimentos técnicos da consulta de pré-natal. Destaca-se a relação interpessoal e o acolhimento com escuta qualificada à gestante, o que contribui para a melhoria da assistência pré-natal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Lemos, Hospital Sofia Feldman

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Enfermagem Obstétrica pelo Hospital Sofia Feldman.

Lelia Maria Madeira, Hospital Sofia Feldman

Graduação em Enfermagem Pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

da Silva Lemos, A. P., & Maria Madeira, L. (2019). Assistência pré-natal realizada pelo enfermeiro obstetra: a percepção da puérpera. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3281

Edição

Seção

Artigos Originais