Falar em público: relações com competência em comunicação, ansiedade e experiências de oratória de discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3534

Palavras-chave:

Fala, Comunicação, Ansiedade, Relações Interpessoais, Estudantes, Enfermagem.

Resumo

Objetivos: Correlacionar a competência em comunicação interpessoal e o traço de ansiedade dos discentes de graduação com a autoavaliação ao falar em público; associar as experiências acadêmicas de oratória e sentimentos percebidos nessas situações com a autoavaliação ao falar em público. Método: Estudo transversal quantitativo, realizado em março de 2016 a março de 2017, com discentes do curso de graduação em Enfermagem de duas Instituições de Ensino Superior privadas paulistas. Foram utilizados quatro instrumentos: instrumento de caracterização do participante da pesquisa, a subescala traço de Inventário de Ansiedade, Escala de Competência em Comunicação Interpessoal e a Escala para Autoavaliação ao Falar em Público. Resultados: A amostra do estudo foi constituída de 613 discentes com média de idade de 25,53 (±7,93). A maioria nunca participou de curso de teatro ou oratória (n=502; 81,89%), optou por apresentar os trabalhos acadêmicos (n=389; 63,46%), considera importante preparar-se com antecedência (n=347; 56,61%), preocupa-se em conhecer o perfil do público (n=376; 61,34%). A maioria declara que conseguiria manter a calma, em caso de branco ou bloqueio (n= 585; 95,43%); já sentiu algum embaraço durante uma apresentação (n=454; 74,06%). O sentimento predominante, em apresentações públicas, foi a ansiedade (n=288; 46,98%). Quanto maior a idade e a competência, em comunicação interpessoal, melhor se autoavalia; quanto maior a ansiedade, pior se autoavalia. Conclusões: Há correlações positivas significativas da idade e da competência em comunicação interpessoal com a autoavaliação positiva do falar em público. Encontrou-se correlação negativa do traço de ansiedade com a autoavaliação positiva ao se expor publicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Pereira da Silva Grilo, Universidade Universus Veritas (UNIVERITAS- UNG)

Enfermeira. Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Universidade Universus Veritas(UNIVERITAS- UNG), Guarulhos, SP.

Alfredo Almeida Pina-Oliveira

Enfermeiro. Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professor Doutor da Universidade Universus Veritas (UNIVERITAS- UNG). Guarulhos, SP.

Ana Cláudia Giesbrecht Puggina, Faculdade de Medicina de Jundiaí

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta na Faculdade de Medicina de Jundiaí. Jundiaí, SP.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Grilo, A. P. da S., Pina-Oliveira, A. A., & Puggina, A. C. G. (2019). Falar em público: relações com competência em comunicação, ansiedade e experiências de oratória de discentes. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3534

Edição

Seção

Artigos Originais