Interface entre saúde e educação no processo de inclusão escolar

Autores

  • Meriele Sabrina de Souza Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de São João del Rei.
  • Rhillary Lorrayne de Souza Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de São João del Rei.
  • Nayara Cristine Protte de Paula Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de São João del Rei.
  • Patrícia Pinto Braga Pós doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3550

Palavras-chave:

Crianças com deficiência, Educação especial, Inclusão educacional, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Analisar como se configura a articulação entre profissionais da educação, da saúde e familiares no processo de inclusão escolar. Método: Estudo qualitativo interpretativo, orientado pelo referencial de Boaventura de Sousa Santos que contou a com participação de 43 entrevistados. As entrevistas guiadas por roteiro semiestruturado foram submetidas à análise de conteúdo. Resultados: A análise permitiu identificar três categorias: a família no contexto da inclusão escolar e a relação com a escola; a atenção à criança no Sistema Único de Saúde na perspectiva dos profissionais da educação e a desarticulação entre profissionais da educação e da saúde. Conclusão: Há ausência de interação entre a enfermagem e outros profissionais de saúde com a educação. Na perspectiva dos profissionais da educação e dos cuidadores, as dificuldades relacionadas aos atendimentos de saúde no SUS, como a demora dos procedimentos e a falta de especialistas, constituem-se em desafios para o processo de inclusão, considerando que conhecer a condição da criança é um aspecto que favorece adaptações ao seu processo de aprendizagem. Os profissionais reconhecem que, no cenário de investigação, a articulação entre profissionais da educação e da saúde poderia contribuir, consideravelmente, para o aprendizado infantil. Entretanto este estudo ressalta a importância da atuação do enfermeiro no cenário da inclusão escolar com equipe multidisciplinar.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

de Souza, M. S., de Souza, R. L., de Paula, N. C. P., & Braga, P. P. (2020). Interface entre saúde e educação no processo de inclusão escolar. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3550

Edição

Seção

Artigos Originais