A terapia do riso como ferramenta de cuidado com a criança hospitalizada: revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3797

Palavras-chave:

Criança Hospitalizada. Terapia do Riso. Revisão. Enfermagem Pediátrica.

Resumo

Objetivo: Investigar, na literatura nacional e internacional, o uso da terapia do riso junto às crianças hospitalizadas. Método: Revisão integrativa da literatura. As bases de dados pesquisadas foram MEDLINE®, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, PsycINFO®, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados em Enfermagem – Bibliografia Brasileira e Índice Bibliográfico Español em Ciencias de la Salud. Os termos utilizados identificados nos Descritores em Ciência da Saúde e nos Medical Subject Headings foram “terapia do riso”, “criança”, “pré-escolar” e “criança hospitalizada”, além das palavras-chave “risoterapia”, “riso-terapia” e “riso terapia” em diferentes combinações. O recorte temporal foi de 10 anos, a partir de 2008. Resultados: A amostra final para a análise foi constituída de 17 artigos, que foram organizados em três categorias: Risoterapia como estratégia para a diminuição da dor, do desconforto e do sofrimento; A diminuição do medo, do estresse e da ansiedade com a risoterapia e O Impacto psicossocial da risoterapia na criança hospitalizada. Conclusão: Foi possível perceber benefícios da terapia que incluem diminuição da dor, do estresse e da ansiedade e mudanças emocionais e sociais. Salienta-se a importância da temática, por meio da qual é possível oferecer ao paciente pediátrico um cuidado integral e humanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayane Alves Beserra

Enfermeira Graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, E-mail: rayannealves.beserra@yahoo.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3853-7973

Michelle Darezzo Rodrigues Nunes, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Enfermeira Graduada pela Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade do Estado de São Paulo, Ribeirâo Preto- SP. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Sylvia Alves Cibreiros, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Enfermeira Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,RJ, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Liliane Faria da Silva, Faculdade de Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niteroi, RJ, Brasil.

Enfermeira Graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professora Adjunta na Faculdade de Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niteroi, RJ, Brasil.

Ravini do Santos Fernandes Vieira dos Santos, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Enfermeira Graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Mestre em Enfermagem pela da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professora Assitente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Barbara Bertolossi Marta de Araújo, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Enfermeira Graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Beserra, R. A., Nunes, M. D. R., Cibreiros, S. A., da Silva, L. F., dos Santos, R. do S. F. V., & de Araújo, B. B. M. (2020). A terapia do riso como ferramenta de cuidado com a criança hospitalizada: revisão integrativa da literatura. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3797

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura