Repercussões da Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3824

Palavras-chave:

Pandemias, Infecções por Coronavirus, Saúde do Trabalhador, Enfermagem, Equipe de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Refletir acerca das repercussões da Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo de abordagem teórico-reflexiva. Fundamenta-se em aspectos conceituais sobre os agravos à saúde, da equipe de enfermagem em tempos de pandemia, na perspectiva da saúde do trabalhador. Resultados: O dimensionamento de recursos humanos insuficiente, a complexidade assistencial, o aumento da carga de trabalho, o medo de contaminação na utilização dos equipamentos de proteção individual e as condições insalubres dos serviços de saúde são situações que podem ocasionar adoecimento. Destas, o Estresse Ocupacional, a síndrome de Burnout, os Distúrbios Psíquicos Menores e o Sofrimento Moral podem estar acentuados, nesse período da pandemia, e repercutir, negativamente, na saúde física e psíquica da equipe de enfermagem. Conclusão: A promoção da saúde laboral tem sido alvo de políticas e estratégias governamentais e institucionais. Aos gestores cabe a proposição de medidas efetivas direcionadas a ambientes de trabalho saudáveis para que possam ser minimizadas as repercussões da pandemia na saúde dos trabalhadores de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelli Mancio Ferreira da Luz, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Oclaris Lopes Munhoz, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Bruna Xavier Morais, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Patrícia Bitencourt Toscani Greco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Santiago, Rio Grande do Sul, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Santiago, Rio Grande do Sul, Brasil.

Silviamar Camponogara, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Tânia Solange Bosi de Souza Magnago, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Mancio Ferreira da Luz, E., Lopes Munhoz, O., Morais, B. X., Bitencourt Toscani Greco, P., Camponogara, S., & Magnago, T. S. B. de S. (2020). Repercussões da Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3824

Edição

Seção

Reflexão Teórica