Avaliação da adesão ao autocuidado em mulheres submetidas à braquiterapia ginecológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3883

Palavras-chave:

Neoplasias do Colo do Útero, Braquiterapia, Constrição Patológica, Autocuidado, Consulta de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Avaliar a adesão das mulheres com câncer cervical às orientações de autocuidado relacionadas à braquiterapia. Método: Estudo longitudinal, realizado em um ambulatório de radioterapia na região centro-oeste, com mulheres com câncer cervical submetidas à braquiterapia. As participantes responderam ao questionário sobre adesão às orientações de autocuidado durante o tratamento. Resultados: Trinta mulheres com idade entre 22 e 76 anos participaram do estudo. Das 12 orientações, as pacientes reportaram adesão boa em seis(50%), moderada em quatro (33%), e baixa em duas (17%). Apenas sete (23%) das pacientes aderiram ao uso de dilatadores vaginais pós-braquiterapia para prevenção da estenose vaginal. Em média, as pacientes aderiram à nove das doze orientações recebidas. Conclusão: As pacientes apresentaram boa e moderada adesão para a maioria das orientações fornecidas. Sugere-se que intervenções educativas sejam implementadas para melhorar a comunicação visual e consequentemente melhorar a adesão às orientações de autocuidado em braquiterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Beatriz Sousa de Jesus Martelletti, Universidade de Brasília

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Stefane Caroline Carvalho Moura e Vasconcelos, Universidade de Brasília

Enfermeira. Especialista em Oncologia pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário de Brasília. Brasília, DF, Brasil.

Priscila de Sousa Maggi Bontempo, Universidade de Brasília

Enfermeira Oncologista. Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.

Giovana Paula Rezende Simino, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira Oncologista. Professora do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Brasília. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Elaine Barros Ferreira, Universidade de Brasília

Enfermeira. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.

Paula Elaine Diniz dos Reis, Universidade de Brasília

Enfermeira Oncologista. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Martelletti, L. B. S. de J., Vasconcelos, S. C. C. M. e, Bontempo, P. de S. M., Simino, G. P. R., Ferreira, E. B., & dos Reis, P. E. D. (2020). Avaliação da adesão ao autocuidado em mulheres submetidas à braquiterapia ginecológica. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3883

Edição

Seção

Artigos Originais