Efeitos de oficina educativa sobre prevenção e cuidados à criança com engasgo: estudo de intervenção

Autores

  • Priscila Costa Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-2494-0510
  • Leticia Soares Silva Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo. https://orcid.org/0000-0002-0792-0809
  • Mariah Tomé Silva Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5583-709X
  • Claudia Maria de Freitas Floriano Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Kelly Christina Sbampato Calado Orsi Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3911

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Saúde da Criança, Educação em Saúde, Enfermagem Pediátrica.

Resumo

Objetivo: Avaliar o efeito de uma oficina educativa sobre prevenção e cuidado à criança com engasgo no conhecimento de profissionais da saúde e da educação infantil. Métodos: Estudo quase-experimental com pré e pós-teste, e abordagem quantitativa conduzido em um centro assistencial filantrópico e uma escola de educação infantil. A intervenção foi composta, por oficina educativa teórico-prática, sobre prevenção e atendimento à criança com engasgo. O conhecimento dos participantes foi avaliado, por meio de questionário com nove itens antes e depois da intervenção. Resultados: Participaram do estudo 36 indivíduos, sendo 22 profissionais da educação infantil e 14 profissionais da saúde. Verificou-se aumento de 29,9% no conhecimento dos participantes após a oficina. A média de acertos no questionário passou de 5,7 para 8,3 com diferença significativa (p<0.01). Conclusão: As oficinas educativas ampliaram o conhecimento dos profissionais da saúde e educação infantil na prevenção e atendimento à criança com engasgo, destacando o cuidado à saúde da criança, por meio de ações intersetoriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Costa, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Enfermagem, Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo, Professora do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Leticia Soares Silva, Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo.

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo, Enfermeira do Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo.

Mariah Tomé Silva, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo.

Claudia Maria de Freitas Floriano, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Graduação em Enfermagem e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo, Doutoranda e Técnica Administrativa em Educação do Departamento de Enfermagem Pediátrica, Escola Paulista de Enfermagem, da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Kelly Christina Sbampato Calado Orsi, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Graduação, Metrado e Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo, Técnica Administrativa em Educação do Departamento de Enfermagem Pediátrica, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Costa, P., Silva, L. S., Silva, M. T., Floriano, C. M. de F., & Orsi, K. C. S. C. (2020). Efeitos de oficina educativa sobre prevenção e cuidados à criança com engasgo: estudo de intervenção. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3911

Edição

Seção

Artigos Originais