Estudo da acuidade visual de escolares do municipal de Juiz de Fora

Autores

  • Ieda Maria Ávila Vargas Dias Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marli Salvador Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Zuleyce Maria Lessa Pacheco Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Angélica Mônica Andrade Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Tamara Gabriela Ferreira Alves
  • Amália Rocha Barros Vieira
  • Gabriela Campos Soares

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.40

Palavras-chave:

enfermagem, saúde ocular, saúde escolar, serviços de enfermagem escolar

Resumo

Este estudo teve como objetivo detectar precocemente o déficit visual nas crianças em fase escolar e promover a saúde visual através de atividades lúdicas por meio da utilização de uma metodologia quanti-qualitativa de delineamento transversal. Resultou pela análise qualitativa que o lúdico nas ações educativas tem papel fundamental como método facilitador da aprendizagem infantil. No estudo este método teve a propriedade de envolver as crianças de tal forma a torná-las agente multiplicador do conhecimento adquirido. No que tange a análise quantitativa pode-se aludir que o teste da acuidade visual foi aplicado em 48 crianças, seguindo os critérios de avaliação de acuidade visual estabelecidos no projeto. Dos participantes, 7 (15%) crianças foram encaminhadas para o re-teste. Destas, 5 (10,4%) mantiveram resultado que justificou o encaminhamento ao serviço de oftalmologia da Associação de Cegos de Juiz de Fora, que confirmou o déficit visual de todas crianças encaminhadas. Conclui-se a visão desempenha papel fundamental no desenvolvimento físico e psicossocial das crianças e que a triagem oftalmológica com diagnóstico precoce de alterações visuais é de extrema importância, de fácil execução e confiabilidade e deve, portanto, fazer parte de programas em escolas, instituições e em ações governamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ieda Maria Ávila Vargas Dias, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Marli Salvador, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora do  Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Zuleyce Maria Lessa Pacheco, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Professora do Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Angélica Mônica Andrade, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Especialista em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestranda em Enfermagem pela UFMG

Tamara Gabriela Ferreira Alves

Enfermeira.

Amália Rocha Barros Vieira

Enfermeira.

Gabriela Campos Soares

Enfermeira.

Downloads

Publicado

2011-06-06

Como Citar

Dias, I. M. Ávila V., Salvador, M., Lessa Pacheco, Z. M., Andrade, A. M., Alves, T. G. F., Vieira, A. R. B., & Soares, G. C. (2011). Estudo da acuidade visual de escolares do municipal de Juiz de Fora. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.40

Edição

Seção

Artigos Originais