Perfil clínico e funcional do idoso na atenção primária à saúde em Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.4038

Palavras-chave:

Envelhecimento, Saúde do Idoso, Enfermagem Geriátrica, Avaliação Geriátrica, Atenção Primária a Saúde.

Resumo

Objetivo: Analisar o perfil clínico e funcional do idoso assistido pela Atenção Primária de Saúde. Método: Trata-se de um estudo transversal, analítico descritivo, com abordagem quantitativa, realizado na Atenção Primária à Saúde, com 396 idosos. Aplicaram-se dois instrumentos: questionário sociodemográfico e o Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional 20. As análises estatísticas foram realizadas com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences (versão 23), por meio dos testes Qui-Quadrado Simulado e Qui-Quadrado. Para variáveis qualitativas utilizaram-se frequências absoluta e relativa e para variáveis quantitativas medidas de tendência central, posição e dispersão. Resultados: Predomínio de idosos entre 60 e 74 anos (64,81%); sexo feminino (65,40%); casados (43,69%); que mantiveram frequência escolar (83,59%); católicos (70,33%); sem cuidador (87,63%); e renda média de R$ 2194,95 (DP=4153,02). O Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional- 20 apontou que 44,9% dos idosos eram robustos, 42,4% pré- frágeis, e 12,7% frágeis. Conclusão: Constatou-se maior prevalência de idosos robustos e recomendam-se ações voltadas à promoção da saúde e prevenção da fragilidade, além de incentivos na utilização de instrumentos de avaliação multidimensional da saúde da pessoa idosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaynná Neres dos Santos, Complexo Hospitalar de Contagem.

Enfermeira. Residente Multiprofissional em Saúde do Programa de Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar de Contagem.

Isabel Yovana Quispe Mendoza, Universidade Federal de Minas Gerais.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Silmar Maria da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Marcia Regina Martins Alvarenga, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Enfermeira. Pós-Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Edmar Geraldo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais.

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem na linha de pesquisa Epidemiologia, políticas e práticas de saúde das populações pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG). Mestre em Enfermagem, linha de pesquisa: cuidar em saúde (EEUFMG - 2018). Especialista em Terapia Intensiva (Unyleya-2020). Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HCUFMG- 2017). Especialista em Saúde Coletiva ênfase em Estratégia Saúde da Família (EEUFMG-2012).

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Santos, T. N. dos, Mendoza, I. Y. Q., Silva, S. M. da, Alvarenga, M. R. M., & Ribeiro, E. G. (2020). Perfil clínico e funcional do idoso na atenção primária à saúde em Belo Horizonte. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.4038

Edição

Seção

Artigos Originais