Uso terapêutico de tecidos e órgãos humanos para transplantes: eventos adversos e ações de biovigilância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4044

Palavras-chave:

Biovigilância, Segurança do Paciente, Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos, Obtenção de Tecidos e Órgãos, Transplante.

Resumo

Objetivo: Identificar evidências na literatura sobre eventos adversos e ações de biovigilância no processo de doação e uso terapêutico de tecidos e órgãos humanos para transplante. Método: Revisão integrativa, utilizando as bases de dados LILACS, MEDLINE e Embase. Critérios de inclusão: estudos primários em inglês, espanhol e português, publicados entre 2015 a 2021, acerca da biovigilância na doação e transplante, riscos e eventos adversos. Resultados: Analisados 10 artigos, identificando a ocorrência de eventos adversos referentes ao processo de doação e transplante e estratégias de biovigilância para reduzir riscos e aumentar a segurança. Conclusão: Riscos e eventos adversos podem ocorrer no processo de doação e transplante. Observaram-se estratégias, para mitigar os riscos e a ocorrência/recorrência de eventos adversos, propiciando maior qualidade assistencial e segurança ao paciente. O enfermeiro tem papel fundamental no que concerne à biovigilância, estando presente em todas as fases do processo de doação e transplante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Treviso, Universidade do Vale dos Sinos

Enfermeira Doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Professora Assistente do Programa de Pós Graduação e do Curso de Enfermagem da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)

Janine Schirmer, Universidade de São Paulo. São Paulo-São Paulo, Brasil.

Enfermeira Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Professora Titular do Departamento de Enfermagem em Saúde da Mulher, Diretora da Escola Paulista de Enfermagem, Editora-Chefe da Revista Acta Paulista de Enfermagem e Vice-Presidente do Conselho Gestor do Hospital Universitário

Karina Dal Sasso Mendes, Universidade de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Enfermeira Doutora em Enfermagem pela USP Professora do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Sabrina Alves Fernandes, Centro Universitário Metodista IPA, Curso de Nutrição.

Nutricionista Doutora em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Professora do Curso de Nutrição do Centro Universitário IPA

Andresa Thomé Silveira, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Enfermeira Especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material pela Faculdade UniBF Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Bartira de Aguiar Roza, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem.

Enfermeira Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Professora associada do Departamento de Clínica e Cirúrgica e supervisora de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação da EPE-UNIFESP, São Paulo, Brasil. Líder do Grupo de Estudos em Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos - GEDOTT.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Treviso, P., Schirmer, J., Mendes, K. D. S., Fernandes, S. A., Silveira, A. T., & Roza, B. de A. (2021). Uso terapêutico de tecidos e órgãos humanos para transplantes: eventos adversos e ações de biovigilância. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4044

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura