Perfil do óbito neonatal precoce decorrente do diagnóstico de cardiopatia congênita de um hospital universitário

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Rogério Gonçalves da Rocha Universidade Estadual de Montes Claros
  • Tadeu Nunes Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.409

Palavras-chave:

Mortalidade Neonatal Precoce, Cardiopatias Congênitas, Índice de Apgar, Classificação Internacional de Doenças

Resumo

Objetivou-se avaliar o perfil do óbito neonatal precoce decorrente do diagnóstico de cardiopatia congênita em um hospital universitário. Estudo descritivo, documental, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 62 registros de recém-nascidos (RN) internados na instituição hospitalar. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado e os dados foram agrupados e apresentados em tabelas usando da estatística não paramétrica. O estudo teve o projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo nº. 2659/2011. De acordo os resultados, a maior parte dos neonatos que vieram a óbito foi diagnosticada, segundo o CID, como RN pré-termo ou baixo peso (64,5%). Apresentavam intervalo de peso menor que 2000g (66,1%). A idade gestacional relacionada ao óbito prevaleceu nos neonatos de 37 a 41 semanas (30,6%). Quanto à faixa etária das mães, a maior parte apresentava entre 20 e 30 anos (62,9%). Ao analisar o valor do Apgar, observaram-se RN deprimidos durante o primeiro minuto (40,3%). Já no quinto minuto, observaram-se RN vigorosos (50%). Portanto, conclui-se que a cardiopatia congênita não configura a principal causa de óbito neonatal neste estudo, porém fazem parte de outras causas citadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Rogério Gonçalves da Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Pós-Graduando em Auditoria em Saúde pelo Centro Universitário Internacional (Uninter).

Tadeu Nunes Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Especialista em Educação profissional pela Unimontes. Docente da Unimontes.

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

da Silva, P. L. N., da Rocha, R. G., & Ferreira, T. N. (2014). Perfil do óbito neonatal precoce decorrente do diagnóstico de cardiopatia congênita de um hospital universitário. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.409

Edição

Seção

Artigos Originais