Caracterização dos pacientes de quimioterapia e hormonioterapia de uma unidade de oncologia

Autores

  • Claudia das Neves Hisse Faculdade de enfermagem da UFPel
  • Eda Schwartz Faculdade de Enfermagem da UFPel
  • Lílian Moura de Lima Faculdade de Enfermagem da UFPel
  • Aline Machado Feijó Faculdade de enfermagem da UFPel
  • Bianca Pozza dos Santos Faculdade de enfermagem da UFPel
  • Aline da Costa Viegas Faculdade de Enfermagem da UFPel

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.492

Palavras-chave:

Neoplasias, Quimioterapia, Perfil de saúde, Enfermagem

Resumo

Objetivou-se conhecer as características sociodemográficas e econômicas, as morbidades autorreferidas e os hábitos de vida das pessoas com câncer em tratamento quimioterápico e hormonioterápico, atendidas em uma unidade de oncologia de um hospital de ensino de um município da Região Sul do Brasil. Estudo descritivo, de recorte transversal, com uma abordagem quantitativa, aplicado a 221 pessoas no período de março a junho de 2010. O banco de dados foi elaborado no software Epi-info e analisado no programa Epi-data. Os participantes, na sua maioria, eram do sexo feminino, da raça branca, com baixo grau de escolaridade e com baixa renda. A hipertensão foi a morbidade autorreferida prevalente. Na amostra, 10,0% eram fumantes, 43,4% ingeriam algum tipo de bebida alcoólica e 80,5% faziam uso do chimarrão. A partir dos achados encontrados neste estudo, acredita-se que possa haver subsídios à formulação e ao aprimoramento de políticas de saúde direcionadas as pessoas com câncer, que são assistidas pelo Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia das Neves Hisse, Faculdade de enfermagem da UFPel

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Enfermeira do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN).

Eda Schwartz, Faculdade de Enfermagem da UFPel

Enfermeira, Pós-Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN) e Vice-Líder do Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade. 

Lílian Moura de Lima, Faculdade de Enfermagem da UFPel

Doutoranda do programa de pós graduação em Enfermagem da UFPel. 

Aline Machado Feijó, Faculdade de enfermagem da UFPel

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Enfermeira do Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel). Membro do Núcleo de Condições Crônicas e Suas Interfaces (NUCCRIN) e do Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade.

Bianca Pozza dos Santos, Faculdade de enfermagem da UFPel

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. Membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN) e do Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade. 

Aline da Costa Viegas, Faculdade de Enfermagem da UFPel

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. Membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN).

 

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Hisse, C. das N., Schwartz, E., Lima, L. M. de, Feijó, A. M., Santos, B. P. dos, & Viegas, A. da C. (2015). Caracterização dos pacientes de quimioterapia e hormonioterapia de uma unidade de oncologia. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.492

Edição

Seção

Artigos Originais