Percepções de pacientes submetidos à cirurgia cardiovascular sobre o adoecimento

Autores

  • Silviamar Camponogara Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlusse Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Cibele Cielo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.554

Palavras-chave:

Enfermagem, Cirurgia cardíaca, Período Perioperatório

Resumo

O estudo tem como objetivo geral conhecer as percepções dos pacientes em período pós-operatório de cirurgia cardiovascular acerca do adoecimento e da cirurgia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com dez pacientes em período pós-operatório de cirurgia cardíaca de um hospital universitário, público, do sul do Brasil. Os dados foram coletados de junho a agosto de 2012, por meio de entrevista semi-estruturada, e analisados com base no referencial de análise de conteúdo. Os achados apontam que o adoecimento se deu de forma silenciosa, sendo que, a negação do adoecimento, muitas vezes, retarda a busca por cuidados de saúde. Diante da cirurgia cardíaca, os sujeitos se confrontam com diversos sentimentos, sobressaindo-se a surpresa e o medo da morte. Portanto, considera-se relevante a consolidação da educação em saúde, nesse cenário, como forma de instrumentalizar esses sujeitos frente o adoecimento e hospitalização, tornando esse processo menos temeroso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silviamar Camponogara, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem.

Marlusse Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem.

Cibele Cielo, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Residente do Programa de Residencia em Cardiologia do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Camponogara, S., Silveira, M., & Cielo, C. (2014). Percepções de pacientes submetidos à cirurgia cardiovascular sobre o adoecimento. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.554

Edição

Seção

Artigos Originais