Perfil da violência no trânsito após a promulgação da “lei seca” – relação entre direção e consumo de bebidas alcoólicas.

Autores

  • Ilse Lisiane Viertel Vieira UNISUL
  • Adriane Rosimeri Holz UNISUL
  • Mariela Vieira da Silva Unisul
  • Aurio dos Santos Unisul
  • Sérgio Luiz Sanceverino Unisul

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.58

Palavras-chave:

Palavras chave, Violência. Trânsito. Bebida alcoólica.

Resumo

Resumo

Este é um estudo documental, exploratório, de caráter quantitativo, que objetivou demonstrar o perfil da violência no trânsito nas rodovias estaduais de Santa Catarina após a promulgação da Lei Seca. Devido ao grande número da violência no trânsito associado ao consumo de bebida alcoólica, se faz necessárias pesquisas que comprovem os números deste problema de saúde pública, e dessa forma, propor medidas para diminuir sua ocorrência. Os dados foram tabulados e analisados quantitativamente utilizando programa estatístico e, os resultados encontrados demonstraram que a violência no trânsito não necessita apenas de leis, mas sim de monitoramento e estratégias em saúde voltadas para esse campo de atuação. Foi verificado, após a análise dos dados, que o número de acidentes em Santa Catarina não se alterou depois da Lei Seca, e que grande parte deles envolveu indivíduos do sexo masculino na faixa etária entre 15 e 24 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilse Lisiane Viertel Vieira, UNISUL

Departamento de Ciências da Saúde Unisul SC

Professora

Área: Saúde Coletiva

Adriane Rosimeri Holz, UNISUL

Enfermeira

Mariela Vieira da Silva, Unisul

Enfermeira

Aurio dos Santos, Unisul

Departamento de Ciências da Saúde Unisul SC

Professor

Área: Saúde Coletiva

Sérgio Luiz Sanceverino, Unisul

Departamento de Ciências da Saúde Unisul SC

Professor

Área: Saúde Coletiva

Downloads

Publicado

2011-08-10

Como Citar

Viertel Vieira, I. L., Holz, A. R., Silva, M. V. da, Santos, A. dos, & Sanceverino, S. L. (2011). Perfil da violência no trânsito após a promulgação da “lei seca” – relação entre direção e consumo de bebidas alcoólicas. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.58

Edição

Seção

Artigos Originais