Avaliação da qualidade de vida de mulheres idosas na comunidade

Autores

  • Gerson Souza Santos Universidade Federal de São Paulo
  • Isabel Cristina Kowal Olm Cunha

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.593

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Enfermagem, Idosos.

Resumo

Qualidade de vida na velhice e feminização da velhice são fenômenos que chamam a atenção de demógrafos, geriatras e gerontólogos sociais. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida de mulheres idosas cadastradas em uma Unidade Básica de Saúde do município de São Paulo. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, no qual participaram 211 mulheres idosas. Foram coletados dados sociodemográficos e aplicação do instrumento Whoqol-Old para avaliação da qualidade de vida. As idosas que participaram deste estudo eram em sua maioria, idosas jovens na faixa etária de 60 a 69 anos (p valor <0,001), afrodescendentes (p valor <0,001), sem cônjuge (p valor <0,001), vivendo em lares multigeracionais, analfabetas, aposentadas, com renda mensal de 1 a 3 salários mínimos, pouco acesso ao lazer, inatividade física, dependentes do Sistema Único de Saúde para tratamento de doenças crônicas: hipertensão arterial e Diabetes. Observou-se que na avaliação da qualidade de vida, as facetas intimidade (média 11,6) e (DP 4,6) e atividades presente, passadas e futuras (média 11,7) e (DP 11,5) obtiveram os piores escores de qualidade de vida. Concluiu-se que a avaliar a qualidade de vida das mulheres idosas é fundamental para o cuidado a este seguimento crescente no Brasil. Descritores: Qualidade de vida; Enfermagem; Idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Souza Santos, Universidade Federal de São Paulo

graduação em Enfermagem . Centro Universitário Nove de Julho (2003). Pós Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Familia (Centro Universitário Nove de Julho 2005). Mestrado em Enfermagem (Universidade de Guarulhos 2010). Doutorando em Enfermagem - Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG ) Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família - Tem experiência na área de Enfermagem, em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia saúde da família, Saúde Coletiva, Epidemiologia, Qualidade de Vida, Saúde do Idoso e Políticas Públicas de Saúde.

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Santos, G. S., & Kowal Olm Cunha, I. C. (2015). Avaliação da qualidade de vida de mulheres idosas na comunidade. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.593

Edição

Seção

Artigos Originais