Consultas de enfermagem ao paciente em pré-transplante de fígado: elaboração de um protocolo

Autores

  • Paula Garcia Marandola Hospital das Clínicas da Universidade de Minas Gerais
  • Selme Silqueira de Matos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Lúcia De Mattia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adelaide De Mattia Rocha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juscélia Schittini da Silva Hospital da Baleia
  • Michelly Keesen Batista Resende Hospital Felício Rocho

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.62

Palavras-chave:

Assistência de enfermagem, Enfermagem Perioperatória, Transplante de fígado.

Resumo

Estudo baseado na metodologia assistencial-convergente, com  objetivo elaborar um  protocolo de consulta de enfermagem para pacientes em pré-transplante de fígado. Foi realizado durante o curso de Especialização em Enfermagem Hospitalar-Transplantes de Órgãos e Tecidos, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EE-UFMG), de março a dezembro de 2009. O grupo de convergência-assistencial foi formado pelas pesquisadoras, sendo três professoras da EE-UFMG e três enfermeiras do Hospital das Clínicas da UFMG. Foi realizado levantamento, seleção e análise da literatura sobre o tema, discussão sobre a prática clínica e acompanhamento da  consulta de enfermagem pré-transplante de fígado, em dois serviços de Transplante de Órgãos e Tecidos  da cidade de Belo Horizonte. O embasamento na literatura, a prática clínica, o acompanhamento das consultas de enfermagem e as discussões do grupo de convergência-assistencial, propiciaram a elaboração do protocolo de consulta de enfermagem, com abordagens como: o candidato, lista de espera, exames realizados, acompanhante, hábitos de vida após o transplante, como proceder à chamada para realização do transplante, o procedimento cirúrgico,  alta hospitalar e  complicações mais freqüentes.  A atuação do enfermeiro na assistência ao paciente no pré-transplante de fígado  é essencial para o planejamento da assistência de enfermagem trans e pós-operatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Garcia Marandola, Hospital das Clínicas da Universidade de Minas Gerais

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Hospitalar, com ênfase em Transplante de Órgãos e Tecidos, pela UFMG. Enfermeira do Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Selme Silqueira de Matos, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Básica, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Ana Lúcia De Mattia, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira especialista em assistência de enfermagem a pacientes cirúrgicos. Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente exerce as funções de Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Básica, da Escola de Enfermagem, da Universidade Federal de Minas Gerais. Na área de pesquisa e extensão, coordena projetos sobre Assistência de Enfermagem no período Perioperatório e Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória. Experiência profissional como enfermeira no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Prêto e Hospital Alemão Osvaldo Cruz de São Paulo, nas áreas de clínica cirúrgica, centro cirúrgico e recuperação anestésica, centro de material e esterilização e unidade de terapia Intensiva cirúrgica. Experiência docente no Centro Universitário São Camilo, Universidade Católica de Santos Universidade Paulista, com atividades de ensino na graduação em Enfermagem e na pós-graduação em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva, e atividades administrativas de coordenação de curso de graduação e pós-graduação Lato Sensu

Adelaide De Mattia Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Básica, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Juscélia Schittini da Silva, Hospital da Baleia

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Hospitalar, com ênfase em Transplante de Órgãos e Tecidos, pela UFMG. Enfermeira do Hospital da Baleia. 

Michelly Keesen Batista Resende, Hospital Felício Rocho

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Hospitalar, com ênfase em Transplante de Órgãos e Tecidos, pela UFMG. Enfermeira do Hospital Felício Rocho, ambulatório de Transplantes de Órgãos. 

Downloads

Publicado

2012-03-09

Como Citar

Marandola, P. G., de Matos, S. S., De Mattia, A. L., Rocha, A. D. M., da Silva, J. S., & Resende, M. K. B. (2012). Consultas de enfermagem ao paciente em pré-transplante de fígado: elaboração de um protocolo. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.62

Edição

Seção

Artigos Originais