Evolução histórica do uso e abuso de álcool e os serviços de saúde mental

Autores

  • Richardson Miranda Machado Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Moacyr Lobo da Costa Junior Universidade de Sao Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.7

Resumo

A dependência química na atualidade é caracterizada como um fenômeno social que representa um grave problema à saúde pública mundial. Visando subsidiar informações que favoreçam o planejamento de estratégias de intervenção e prevenção, foi realizada uma revisão integrativa de literatura com o objetivo de identificar e analisar a produção científica sobre a evolução histórica do uso e abuso de álcool e os serviços de saúde mental. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados da LILACS, MEDLINE e BDENF do sítio da biblioteca virtual de saúde BIREME, o que resultou em uma amostra de 26 artigos. Os resultados evidenciam profundas alterações político-ideológicas no que se refere a abordagem ao alcoolismo e os serviços de saúde mental, emergindo de um sistema punitivista de tratamento até a concepção dos Centros de Atenção psicossocial cujos trabalhos se apóiam na estrutura familiar e na reinserção social do paciente como forma de tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richardson Miranda Machado, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/2002). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2005). Doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP/2010). Extensão Universitária em Psicologia della Salute, Psichiatria e Amministrazione Pubblica pela Universita di Bologna, UNIBO, Bologna, Itália. Extension en Promoción de la salud por la Universidad de Concepción, UC, Concepción, Chile. Professor Adjunto Sub-área: Psiquiatria da Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis/MG.

Moacyr Lobo da Costa Junior, Universidade de Sao Paulo

possui graduação em Estatística - IME pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor livre docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Estatística de Mortalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, causas externas de mortalidade, qualidade de vida, tuberculose, classificação internacional de doenças e hipertensão.

Downloads

Publicado

2012-03-09

Como Citar

Machado, R. M., & Junior, M. L. da C. (2012). Evolução histórica do uso e abuso de álcool e os serviços de saúde mental. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.7

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura