Ensino por competências em enfermagem: interpretações e práticas pegagógias

Autores

  • Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Josefa Aparecida Gonçalvez Grígoli Universidade Católica Dom Bosco
  • Maria Lúcia Ivo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.81

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competências, competência profissional, ensino, enfermagem.

Resumo

A ação docente tem emergido na prática dos enfermeiros nos últimos anos, mesmo sem formação específica para tal finalidade. Este estudo focalizou dezesseis enfermeiros professores de uma escola técnica, analisando sua prática pedagógica para o ensino norteado por competências. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, descritivo-explicativo. Os dados foram coletados por questionário e as informações tratadas mediante análise de conteúdo. Os resultados sugerem que apesar de a maioria dos professores já terem tido contato de alguma forma com o ensino por competências, o modelo de formação tradicional que receberam acaba prevalecendo em sua prática. E que o professor é conhecedor de tais formas de trabalho, mas, por convicção e resistência, acaba ensinando da mesma forma com que foi formado.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Ferreira Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS - Dourados/MS (2000), Especialização em Formação Pedagógica Profissional para a Área da Saúde: Enfermagem, pela Escola Nacional de Saúde Pública "Sérgio Arouca/FIOCRUZ" - ENSP/FIOCRUZ/UFMS (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB - Campo Grande/MS (2006) e Doutorando em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - Campo Grande/MS (2009). Professor do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Tem experiência na área de Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso, com ênfase em Processo de Trabalho da Enfermagem na Atenção à Saúde em Média e Alta Complexidade: Cuidados Críticos e Emergências em Adulto, Enfermagem perioperatória e Centro Cirúrgico (CC, CME e RPA). Atua principalmente nos seguintes temas: Cuidados Críticos, Enfermagem médico-cirúrgica, Formação de Recursos Humanos em Saúde, Enfermagem Hematológica.

Josefa Aparecida Gonçalvez Grígoli, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Educação – Psicologia da Educação – pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Maria Lúcia Ivo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira, Mestre e Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP/USP. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientadora do Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste da Faculdade de Medicina Dr. Hélio Mandetta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Downloads

Publicado

2011-08-10

Como Citar

Ferreira Júnior, M. A., Grígoli, J. A. G., & Ivo, M. L. (2011). Ensino por competências em enfermagem: interpretações e práticas pegagógias. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.81

Edição

Seção

Artigos Originais