A vivência da sexualidade de idosos em um centro de convivência

Autores

  • Antonio Dean Barbosa Marques Universidade de Fortaleza
  • Rutinéa Pereira da Silva Faculdade Aliança
  • Silvia dos Santos Sousa Faculdade Aliança
  • Rosane da Silva Santana Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Samira Rêgo Martins de Deus Universidade Estadual do Piauí
  • Rosendo Freitas de Amorim Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.913

Palavras-chave:

Envelhecimento, Sexualidade, Saúde do idoso

Resumo

A sexualidade tem sido muito discutida, todavia a prática sexual entre homens e mulheres no processo de envelhecimento pouco é referenciada e, às vezes, até ignorada pela classe social. Discutir o tema sexualidade na velhice constitui um grande desafio por trazer à tona questões reais relacionadas à prática sexual do idoso. O objetivo é conhecer como o idoso desse Centro de Convivência vive sua sexualidade e discutir a sua percepção quanto à prática sexual e compreender como ele vivencia esse momento. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa do tipo descritiva exploratório. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturada, com dez idosos. Emergiram quatro categorias analíticas: Conceito de sexualidade; desejo sexual vivenciado nessa fase; a prática sexual à medida que envelhecem e percepção de sua sexualidade. Os resultados apontaram que a sexualidade permanece de fato em suas vidas, mesmo com todas as dificuldades por eles enfrentadas, e que a sexualidade não se resume à prática sexual, mas ao afeto, a carícia, a atenção e ao companheirismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Dean Barbosa Marques, Universidade de Fortaleza

Enfermeiro. Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor EMI do Instituto CENTEC e Professor do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Princesa do Oeste (FPO). 

Rutinéa Pereira da Silva, Faculdade Aliança

Enfermeira. Graduada pela Faculdade Aliança.

Silvia dos Santos Sousa, Faculdade Aliança

Enfermeira. Graduada pela Faculdade Aliança.

Rosane da Silva Santana, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Enfermeira. Mestranda em Saúde do Adulto e da Criança pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Faculdade Aliança.

Samira Rêgo Martins de Deus, Universidade Estadual do Piauí

Enfermeira. Doutoranda em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Rosendo Freitas de Amorim, Universidade de Fortaleza

Sociólogo. Pós-doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Downloads

Publicado

2016-01-21

Como Citar

Marques, A. D. B., Silva, R. P. da, Sousa, S. dos S., Santana, R. da S., de Deus, S. R. M., & Amorim, R. F. de. (2016). A vivência da sexualidade de idosos em um centro de convivência. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 5(3). https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.913

Edição

Seção

Artigos Originais