Processo de trabalho do profissional de nível médio de enfermagem na estratégia saúde da família

Autores

  • Hellen Ariane Ribeiro Universidade Federal de São João del Rei
  • Heloisa Maria Siqueira Rennó Universidade Federal de São João del Rei
  • Tarcisio Laerte Gontijo Universidade Federal de São João del Rei
  • Ricardo Bezerra Cavalcante Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.985

Palavras-chave:

Enfermagem

Resumo

É preciso refletir sobre a inserção do profissional de nível médio na Estratégia Saúde da Família, e com isso conhecer sua condição de trabalho, atuação, e sua importância para a equipe. Teve-se como objetivo analisar a percepção do profissional de nível médio de enfermagem sobre o seu processo de trabalho na ESF. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Foi desenvolvido em unidades de saúde da família, em um município de médio porte brasileiro. Realizaram-se entrevistas abertas, com oito profissionais de enfermagem. Utilizou-se a Análise de Conteúdo, para organização e análise dos dados coletados. Nos resultados verificou-se que os profissionais valorizam um processo de trabalho norteado para a realização de procedimentos visando ações curativas em detrimento de ações de prevenção e promoção. Perceberam-se es curativa em detrimento de açrabalho norteado para a realizaçbalho em dificuldades como a falta de estrutura, grande demanda espontânea para ser atendida e burocratização do processo de trabalho. Também apresentam uma dualidade de sentimentos representados pela satisfação e a frustração com o seu processo de trabalho. Conclui-se que é preciso repensar a formação deste profissional, bem como sua inserção na equipe de saúde da família numa perspectiva de valorização de seu conhecimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen Ariane Ribeiro, Universidade Federal de São João del Rei

Mestranda em Enfermegem pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Residência em atenção Básica/saúde da Família pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG.

Heloisa Maria Siqueira Rennó, Universidade Federal de São João del Rei

Doutoranda pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais.Professor adjunto I da Universidade Federal São João Del Rei , Brasil.

Tarcisio Laerte Gontijo, Universidade Federal de São João del Rei

Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei , Brasil.

Ricardo Bezerra Cavalcante, Universidade Federal de São João del Rei

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil(2011)
Representante institucional da UFSJ na UNASUS da Universidade Federal de São João Del-Rei , Brasil

Downloads

Publicado

2016-12-02

Como Citar

Ribeiro, H. A., Rennó, H. M. S., Gontijo, T. L., & Cavalcante, R. B. (2016). Processo de trabalho do profissional de nível médio de enfermagem na estratégia saúde da família. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 6(3). https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.985

Edição

Seção

Artigos Originais