Implatanção de educação continuada com profissionais de Enfermagem utilizando a Pedagogia Problematizadora: relato de experiência

Autores

  • Eliana Ofelia Llapa Rodriguez Universidade Federal de Sergipe
  • Cristiane Franca Lisboa Góis
  • Diana Matos Euzébio
  • José Ricardo Ferreira da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.99

Palavras-chave:

educação em enfermagem, educação continuada, apoio ao desenvolvimento de recursos humanos

Resumo

Estudo que teve por finalidade relatar a experiência de implantação de. um programa de educação para profissionais de enfermagem da região Amazônica. Estudo de intervenção, realizado com 65 profissionais de enfermagem de um hospital universitário da cidade de Manaus no período de Março a Janeiro de 2010. A coleta de dados foi realizada utilizando dois instrumentos um check list e uma entrevista, para observação e identificação dos procedimentos freqüentes e suas fragilidades. A pedagogia problematizadora permitiu elaborar o programa, emergindo inúmeras temáticas, dentre elas: Higienização das Mãos; Administração de Medicamentos Via Intramuscular; e Aferição de Pressão Arterial. A intervenção favoreceu o aperfeiçoamento na gestão de talentos humanos, bem como, as temáticas despertaram interesse e motivação, refletido no índice de participação dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Ofelia Llapa Rodriguez, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Depto de Enfermagem da Universidade de Sergipe

Downloads

Publicado

2012-04-10

Como Citar

Rodriguez, E. O. L., Góis, C. F. L., Euzébio, D. M., & da Fonseca, J. R. F. (2012). Implatanção de educação continuada com profissionais de Enfermagem utilizando a Pedagogia Problematizadora: relato de experiência. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.99

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica