Psicologia da era virtual: estrutura das atitudes frente ao Facebook

Carlos Eduardo Pimentel, Roosevelt Vilar, Jaqueline Gomes Cavalcanti, Giovanna Barroca de Moura

Resumo


O site de relacionamento social com maior número de usuários em todo o mundo é o Facebook. Nesse site se relacionam milhares de pessoas. Estudar as atitudes frente ao Facebook pode ser muito importante para melhor entender o comportamento dos seus usuários a partir da psicologia social. Portanto, decidiu-se propor uma Escala de Atitudes frente ao Facebook, assim como verificar as relações dessas atitudes com variáveis sociodemográficas. Contou-se com uma amostra de 300 participantes que faziam parte do site de relacionamento social. Os principais resultados atestam para uma medida válida, breve e precisa para mensurar atitudes frente ao Facebook. Verificaram-se também relações com variáveis sociodemográficas, como mais atitudes favoráveis frente ao site por parte dos homens. Conclui-se que novas pesquisas devem ser realizadas para trazer novas evidências de validade e precisão para a medida proposta assim como para se aprofundar nas relações com variáveis sociodemográficas.

Palavras-chave: Atitudes frente ao Facebook; Mídia virtual; Relacionamento social; Dados sociodemográficos.


Texto completo:

PDF




A Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais é uma publicação eletrônica, mantida pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ). É um periódico aberto, registrado com o ISSN 1809-8908, de acesso livre na internet publicado quadrimestralmente, desde 2006. http://www.seer.ufsj.edu.br