Equipes de referência: contribuições para o trabalho em saúde mental

Autores

  • Elitiele Ortiz dos Santos
  • Valéria Cristina Christello Coimbra
  • Luciane Prado Kantorski
  • Leandro Barbosa de Pinho
  • Ana Paula Müller de Andrade
  • Adriane Domingues Eslabão

Palavras-chave:

Serviços de saúde mental. Reforma dos serviços de saúde. Assistência integral à saúde. Gestão em saúde. Equipes de administração institucional.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender a organização do arranjo equipe de referência em saúde mental na perspectiva dos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com a utilização do referencial teórico-metodológico da avaliação de quarta geração. A coleta de dados ocorreu em 2011 e 2014 por meio de observações de campo, entrevistas semiestruturadas e grupo de reciclagem de dados com os profissionais do CAPS II de Santa Catarina. Na análise dos dados, utilizou-se a Análise Temática. Os resultados demonstram que a conformação em equipes de referência facilita um modo de trabalho interdisciplinar e de responsabilização dos profissionais pelo cuidado em saúde. Para a sustentação desse arranjo, são necessários encontros regulares no espaço das reuniões de equipe, bem como a articulação com o território por intermédio do matriciamento. A conformação em equipe de referência facilita a organização do serviço, promovendo a construção de projetos terapêuticos singulares mais efetivos.

Palavras-chave: Serviços de saúde mental. Reforma dos serviços de saúde. Assistência integral à saúde. Gestão em saúde. Equipes de administração institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-09

Como Citar

Ortiz dos Santos, E., Cristina Christello Coimbra, V., Prado Kantorski, L., Barbosa de Pinho, L., Müller de Andrade, A. P., & Domingues Eslabão, A. (2018). Equipes de referência: contribuições para o trabalho em saúde mental. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(1), 1–13. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2817

Edição

Seção

Artigos