TDAH na infância contemporânea: um olhar a partir da sociologia da infância e da psicologia histórico cultural

Autores

  • Marina Serejo Girão
  • Veriana de Fátima Rodrigues Colaço

Palavras-chave:

Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade. Sociologia da Infância. Psicologia histórico-cultural.

Resumo

Diversos estudos têm sido realizados sobre o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) desde o início dos anos 2000. Muitos parecem abordá-lo de forma biomédica, desconsiderando fatores sócio-históricos em sua constituição. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura a respeito do TDAH a fim de ampliar o olhar sobre ele no contexto atual, tendo como pergunta de partida: A psicologia histórico-cultural e a sociologia da infância podem ajudar a compreender o TDAH na contemporaneidade? Realizou-se busca de artigos no Portal Periódicos Capes com os critérios de inclusão: artigos publicados em português e inglês nos últimos dez anos, disponíveis na íntegra e que retratassem a temática referente à pergunta norteadora. Foram obtidos oito artigos para análise e pôde-se perceber que há diversas contribuições da sociologia da infância e da psicologia histórico-cultural para o entendimento do TDAH na sociedade atual, ainda que isso tenha sido pouco explicitado nos artigos levantados.

Palavras-chave: Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade. Sociologia da Infância. Psicologia histórico-cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Serejo Girão, M., & de Fátima Rodrigues Colaço, V. (2018). TDAH na infância contemporânea: um olhar a partir da sociologia da infância e da psicologia histórico cultural. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(1), 1–13. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2823

Edição

Seção

Artigos