Na impossibilidade da palavra, o ato: adolescência e a lei

Autores

  • Vanda Valle de Figueiredo Ferreira Universidade Vila Velha, Vila Velha, ES
  • Renata Goltara Liboni Vescovi Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Palavras-chave:

atos infracionais, adolescentes, Psicanálise.

Resumo

O atual estudo teve como objetivo investigar a lógica subjacente ao ato infracional praticado por adolescentes em conflito com a lei, margeando duas áreas do saber: a Psicanálise e o Direito. Optou-se por um estudo de caso a partir da análise do texto de Jean Genet, intitulado A criança criminosa (1958/2007). Adotou-se, para o tratamento dos dados, a abordagem qualitativa, sendo o texto submetido ao método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977/1991). Foram definidas cinco categorias temáticas para extrair do artigo os elementos textuais que elucidassem o sentido do ato infracional. Verificou-se que a lógica que o sustenta é a da reivindicação por um “olhar” que possa dar algum lugar subjetivo ao seu autor. O enfraquecimento dos referenciais simbólicos contemporâneos – sobretudo a função paterna – aliado a uma ausência de políticas públicas sociais que garantam algum lugar para os jovens na sociedade neoliberal contribuem para a reincidência dos mesmos no caminho da delinquência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Goltara Liboni Vescovi, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Graduada em Psicologia pela UVV (Universidade de Vila Velha) e mestranda do Programa de Psicologia Social da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Como Citar

Ferreira, V. V. de F., & Liboni Vescovi, R. G. (2014). Na impossibilidade da palavra, o ato: adolescência e a lei. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 8(2), 206–214. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/533

Edição

Seção

Artigos