Intervenção para promover habilidades sociais e reduzir problemas de comportamento de crianças em um núcleo social

Autores

  • Saulo Valmor Batista Centro Universitário - UNIFAFIBE
  • Edna Maria Marturano Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Problemas de Comportamento Infantil, Intervenção, Organização não Governamental, Habilidades Sociais.

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar o potencial de um programa para expandir habilidades sociais e reduzir problemas de comportamento em crianças que são frequentadoras regulares de atividades educativas no contraturno da escola. Participaram 22 crianças de seis a nove anos, em núcleo de convivência mantido por organização não governamental. Foram formados dois grupos por critério de conveniência: Grupo de Intervenção – GI (n = 12) e Grupo de Comparação – GC (n = 10). Para avaliar os efeitos da intervenção foi utilizado o instrumento Social Skills Rating System. Antes e depois da intervenção com GI, as crianças se avaliaram e foram avaliadas por uma das monitoras, quanto a suas habilidades sociais e problemas de comportamento. Em seguida GC recebeu a intervenção e os dois grupos foram avaliados novamente. Os resultados não evidenciaram efeitos do programa. Foram encontrados indícios de progresso nas habilidades sociais, sem relação direta com a intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Valmor Batista, Centro Universitário - UNIFAFIBE

Mestre em Psicologia pela Universidade do Estado de São Paulo. Docente na UNIFAFIBE – Centro Universitário

Edna Maria Marturano, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Batista, S. V., & Marturano, E. M. (2016). Intervenção para promover habilidades sociais e reduzir problemas de comportamento de crianças em um núcleo social. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(2), 313–326. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Batista%2C%20Marturano

Edição

Seção

Artigos