Inserção de alunos em empreendimento solidário na educação integral para o desenvolvimento local

Autores

  • Adriane Drummond de Almeida Ciodaro Centro Universitário UNA
  • Ediméia Maria Ribeiro de Mello Centro Universitário UNA

Palavras-chave:

Educação Integral, Educação Econômica, Economia Solidária, Empoderamento, Desenvolvimento Local.

Resumo

Este artigo refere-se a uma pesquisa que visou fundamentar uma metodologia de formação para a implementação de uma educação econômica no contexto da educação integral, instituída pelo Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010, que dispõe sobre o Programa Mais Educação, de âmbito nacional. Suas reflexões estão baseadas em pesquisa realizada para o mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA. Vinculada à área de Educação, propõe uma inovação social, aprimorando uma formação já oferecida em uma escola pública de Belo Horizonte, de 2009 a 2012. A pesquisa de campo abrangeu pesquisador, gerências e professores comprometidos com a educação integral, e lideranças do Movimento da Economia Solidária. A apropriação dos resultados apoiou-se na análise do discurso segundo Pêcheux (1997). Formulou-se um produto técnico, na forma de uma metodologia de formação para adolescentes na educação integral, visando constituir um empreendimento pautado nos princípios da Economia Solidária. A proposta, estruturada numa sequência de oficinas que privilegie a inserção dos alunos nas comunidades vizinhas à escola, busca o empoderamento comunitário e o desenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Drummond de Almeida Ciodaro, Centro Universitário UNA

Pedagoga. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA).

Ediméia Maria Ribeiro de Mello, Centro Universitário UNA

Economista. Mestre em Desenvolvimento Econômico. Doutora em Geografia/Organização do Espaço. Professora do PPG em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA).

Downloads

Publicado

2016-02-08

Como Citar

Ciodaro, A. D. de A., & Mello, E. M. R. de. (2016). Inserção de alunos em empreendimento solidário na educação integral para o desenvolvimento local. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(1), 219–233. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Ciodaro%2C%20Mello

Edição

Seção

Artigos