A participação de crianças nas políticas públicas: construção, prática e desafios

Autores

  • Beatriz Corsino Pérez CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular
  • Marina Dantas Jardim CECIP

Palavras-chave:

Infância, Participação, Metodologia, Políticas públicas, Favela.

Resumo

A participação de crianças na orientação das políticas públicas é um desafio e também uma oportunidade. No Brasil, esse processo ainda precisa ser construído. Com o objetivo de experimentar metodologias participativas de inclusão das crianças nas políticas de planejamento e infraestrutura da cidade, ouvir suas opiniões sobre o lugar onde moram e sobre os equipamentos utilizados, realizamos oficinas com 65 crianças, de ambos os sexos, idades entre quatro e doze anos, moradoras da favela Santa Marta. Elas falaram sobre os problemas que as afetam, como lixo, valas de esgoto, fezes de animais e moradias precárias. Tematizaram a falta de segurança e preservação dos equipamentos de lazer da favela, ponderaram sobre o Plano Inclinado e sobre a Unidade de Polícia Pacificadora. Essa experiência revela que a escuta das crianças pode auxiliar na construção de um projeto de intervenção urbana adequado às suas diferentes formas de uso e expectativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Corsino Pérez, CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular

CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marina Dantas Jardim, CECIP

CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-02-08

Como Citar

Pérez, B. C., & Jardim, M. D. (2016). A participação de crianças nas políticas públicas: construção, prática e desafios. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(1), 205–218. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/P%C3%A9rez%2C%20Jardim

Edição

Seção

Artigos