Uso de ansiolíticos e antidepressivos por bancários: um estudo de representações sociais

Autores

  • Sara Fernandes Picheth Universidade Estadual de Maringá
  • Elisa Yoshie Ichikawa Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Representação Social, Ansiolíticos, Antidepressivos, Bancários.

Resumo

 

Atualmente a sociedade vive sob uma crença de que a felicidade deveria ser eterna. As pessoas, ao enfrentarem o sofrimento, a angústia e a dor, recorrem aos ansiolíticos e antidepressivos que são vistos como recurso legítimo para responder ao mal-estar. Diante deste cenário, objetivou-se desvendar as representações sociais do uso de ansiolíticos e antidepressivos por bancários, uma vez que estes são conhecidos por enfrentarem ambientes de alta pressão e, assim, estarem mais propícios ao uso desta medicação. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva e teve seus dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com bancários de uma instituição privada da cidade de Maringá-PR. A análise dos dados permitiu concluir que, apesar de estarem cientes de alguns malefícios dos ansiolíticos e antidepressivos, os bancários visualizam neles um alívio à dor sentida. Assim, ao vivenciarem situações de sofrimento, estresse e depressão, os bancários adotaram ou estariam dispostos a adotar o seu consumo.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Fernandes Picheth, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Administração, Organização, Estratégia e Trabalho, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Elisa Yoshie Ichikawa, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Administração e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutora no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG).

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Picheth, S. F., & Ichikawa, E. Y. (2016). Uso de ansiolíticos e antidepressivos por bancários: um estudo de representações sociais. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(2), 354–367. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Picheth%2C%20Ichikawa

Edição

Seção

Artigos