Grupos psicoeducativos com famílias de um Centro de Atenção Psicossocial

Autores

  • Débora Jerônima Arantes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).
  • Raíssa Picasso Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Elisa Alves da Silva Faculdade Estácio de Sá de Goiás (FESGO).

Palavras-chave:

Psicologia, saúde mental, CAPS, estágio, familiares

Resumo

Este artigo consiste no relato da experiência de realização do estágio obrigatório em Psicologia em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Goiânia – Go, por meio da Universidade Federal de Goiás (UFG-GO). A partir das observações foi possível perceber a existência de uma demanda relacionada à atenção aos familiares dos usuários e, logo, foi proposto e desenvolvido um projeto de grupos psicoeducativos com os familiares dos usuários do CAPS. Os grupos tiveram como intuito proporcionar um espaço de troca de experiências, de informações e de elaboração das angústias e questões dos familiares com relação aos processos de cuidado. Essa experiência possibilitou o contato com a realidade da rede de saúde mental; com práticas inovadoras pautadas na assistência/cuidado psicossocial; e o exercício profissional por meio da realização dos grupos psicoeducativos. Cabe ressaltar que há avanços e desafios para a efetivação da reforma psiquiátrica no Brasil, não sendo diferente no serviço acompanhado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Jerônima Arantes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Raíssa Picasso, Universidade Federal de Goiás (UFG).

Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Elisa Alves da Silva, Faculdade Estácio de Sá de Goiás (FESGO).

Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Crítica, Insurgência, Subjetividade e Emancipação (CRISE) / UFG. Coordenadora de Estágio e Docente do curso de Psicologia da Faculdade Estácio de Sá de Goiás (FESGO).

Downloads

Publicado

2019-06-24

Como Citar

Arantes, D. J., Picasso, R., & da Silva, E. A. (2019). Grupos psicoeducativos com famílias de um Centro de Atenção Psicossocial. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(2), 1–15. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e1617

Edição

Seção

Artigos