Resistências à precarização no trabalho docente: posicionamentos teóricos e metodológicos

Autores

  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fabio Hebert da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jésio Zamboni Universidade Federal do Espírito Santo
  • Líbia Monteiro Martins Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jaddh Yasmin Malta Cardoso Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

trabalho docente, análise da atividade, psicologia do trabalho, metodologia – psicologia.

Resumo

O artigo objetiva contribuir com o desenvolvimento teórico e metodológico no campo do trabalho em educação. Discute a situação dos professores com contratos de prestação de serviço temporário, destacando a importância dos docentes analisarem coletivamente os diferentes modos como empreendem sua atividade de trabalho na perspectiva da produção de autonomia e criação. Os recursos metodológicos propostos apoiam-se em conceitos e princípios preconizados na Ergologia e na Clínica da Atividade. Considera-se que o método é resultado de uma construção conjunta com aqueles que demandam a transformação das escolas em seu próprio fazer cotidiano, produzindo inflexões no que tenta paralisar e limitar a inventividade no trabalho. Nesse sentido, trata-se de atuar na contramão dos processos de precarização do trabalho, indagando o que está instituido: O que temos feito de nós mesmos, para onde desejamos ir, quais são nossas apostas ético-políticas?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade Gama Filho, Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutora em Saúde Coletiva pela ENSP/Fiocruz. Professora Titular do Departamento de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo.

Fabio Hebert da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo.

Jésio Zamboni, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Psicologia, Mestre em Psicologia Institucional, Doutor em Educação, Pós-Doutorando em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Líbia Monteiro Martins, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce, Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Jaddh Yasmin Malta Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Psicologia e Mestranda em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

Barros, M. E. B. de, Silva, F. H. da, Zamboni, J., Martins, L. M., & Cardoso, J. Y. M. (2019). Resistências à precarização no trabalho docente: posicionamentos teóricos e metodológicos. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(2), 1–14. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e1650

Edição

Seção

Artigos