Comentários do leitor

O que significa objetivo profissional?

por Leo Fiusa (2017-07-11)


Antigamente as vagas de emprego eram conseguidas apenas por indicação, o que favorecia panelinhas. Hoje a indicação ainda existe, porém, o objetivo profissional tomou dimensões gigantescas e isso favoreceu a meritocracia. 


Atualmente, existem vias maneiras de se preencher, alguns dão maior atenção e outros relaxam. Isso talvez explique a razão pela qual, alguns conseguem e outros não, por isso mesmo é importante sempre ter muita atenção com esse ponto. 

Partindo disso, o objetivo curriculo tem uma importância absurda para o assunto. É sempre interessante ter um maior cuidado quando for preencher, afinal isso faz a diferença. Se você olhar para fora e ver a taxa de desemprego, você provavelmente vai optar por caprichar nesse quesito. 

Sendo assim, falaremos mais sobre o objetivo profissional, tenha um pouco de atenção e vamos de fato ao que mais nos interessa. O que é objetivo ProfissionalO campo Objetivo Profissional é uma das informações mais importantes de todo o currículo. É ele que demonstra para o mercado de trabalho o que você está buscando e quais são suas expectativas profissionais. 

Algumas pessoas costumam preencher esse campo com a frase “a critério da empresa”, mas essa é uma estratégia que eu não recomendo. Pode parecer que você não sabe o que quer e não tem foco. A dica, então, é identificar quais áreas de atuação interessam mais para a trajetória que você está buscando. Vamos lá. 

Um candidato que ache interessante trabalhar com pessoas pode colocar “Atendimento ao cliente”, “Recursos Humanos” ou “Administração“; 

Um candidato com aptidão para trabalhar com números, mas que também considere interessante conseguir uma chance em uma área mais técnica, pode preencher “Financeiro”, “Departamento Pessoal” ou “Informática”. 

Para as pessoas que já estão trilhando um caminho e têm intenção de vivenciar uma nova experiência profissional, a sugestão é explicitar isso claramente no objetivo.