http://www.seer.ufsj.edu.br/recom/issue/feedRevista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro2025-06-23T19:52:16-03:00Patrícia Pinto Bragarecom.editor@ufsj.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM), com editoração pela Universidade Federal de São João del-Rei, tem como missão a divulgação da Ciência da Enfermagem e da Saúde, através da publicação de resultados de pesquisas científicas, de autores brasileiros e de outras nacionalidades. Recebe artigos originais, desenvolvidos por métodos quantitativos, qualitativos, mistos, reflexões, revisões sistematizadas e relatos de experiência. Os estudos devem, necessariamente, trazer contribuições para a ciência e/ou prática de enfermagem e/ou saúde.</p> <p><strong>ISSN: 2236-6091</strong>.</p>http://www.seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/5159Identidade quilombola e gravidez precoce: breves reflexões2024-08-14T10:01:30-03:00Elaine do Socorro Nogueira Cordeiroelaine.cordeiro@ics.ufpa.brNyvia Limanyvia.lima@ics.ufpa.brBrenda da Silvacarol.brenda1994@gmail.comRubia Gabriela Ferreira Lacerdagabriella.silva5433@gmail.comIrene Silvairenesilva@ufpa.brNádile Juliane Costa de Castronadiledecastro@ufpa.br<p><strong>Objetivo:</strong> Refletir acerca da gravidez precoce em adolescentes quilombolas. <strong>Método:</strong> Estudo teórico-reflexivo, baseado nas experiências dos autores e ancorado na literatura sobre gravidez precoce em mulheres quilombolas e nos pressupostos da Teoria da Intervenção Práxica em Enfermagem em Saúde Coletiva. <strong>Resultados:</strong> Identificaram-se cinco estudos sobre repercussões, saberes e impactos, que revelaram os seguintes pontos principais: conhecimentos e repercussões da gravidez precoce no cotidiano; déficit de conhecimentos; mudanças de rotinas depois da gravidez; significados atribuídos e construídos no contexto sociocultural; e acesso deficitário a serviços de saúde, os quais derivaram duas categorias temáticas, referentes a conhecimentos sobre prevenção e a fatores socioculturais. <strong>Considerações finais:</strong> A gravidez na adolescência está relacionada à questões social e econômica e ao acesso a serviços de saúde, cujas ações de intervenção, em conjunto com os sujeitos envolvidos, apresentam potencial para transformar a realidade.</p>2025-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Elaine do Socorro Nogueira Cordeiro, Nyvia Cristina dos Santos Lima, Brenda Caroline Martins da Silva, Rúbia Gabriela Ferreira Lacerda, Irene de Jesus Silva, Nádile Juliane Costa de Castrohttp://www.seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/5482Transições masculinas diante do adoecimento por covid-192025-06-03T21:53:15-03:00Jeferson Santos Araújojeferson.araujo@uffs.edu.brGuilherme da Silva Biasusguilhermesilvabiasus17@gmail.comAugusto Krindgesgus.krindges@gmail.comMarcos Venicio Espermarcos_esper@yahoo.com.brLucila Castanheira Nascimentolucila@eerp.usp.brJoão Vitor Antunes Lins dos Santosjoaovitor2@gmail.com<p><strong>Objetivo</strong>: Promover uma reflexão sobre as transições na masculinidade hegemônica durante o adoecimento por covid-19. <strong>Método</strong>: Trata-se de um estudo teórico-reflexivo, no qual se utilizou como aporte teórico estudos pesquisados em bases de dados como PubMed, CINAHL, Scopus, PsycINFO e LILACS. Dos 254 artigos identificados, selecionaram-se 11 estudos que posteriormente foram organizados, sumarizados e analisados conforme análise temática indutiva. <strong>Resultados</strong>: Foi desenvolvido o tema central, denominado “Dimensões transicionais masculinas”. Assim, organizaram-se cinco subdivisões que ressaltam as transições diante da afetividade, sexualidade, paternidade, violência e trabalho que descrevem essas novas experiências masculinas potencializadas no adoecimento durante o período pandêmico. <strong>Considerações finais</strong>: As dimensões transitórias estão em constante desenvolvimento e as fontes na literatura ainda são incipientes para compreensão em profundidade. Contudo, a identificação das transições faz-se necessária para oferta de cuidados ampliados e construção de ações positivas para os homens e suas masculinidades no campo da saúde pública.</p>2025-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Jeferson Santos Araújo, Guilherme da Silva Biasus, Augusto Krindges, Marcos Venicio Esper, Lucila Castanheira Nascimento, João Vitor Antunes Lins dos Santoshttp://www.seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/5374Construção e validação de uma tecnologia cuidativo-educacional sobre demandas de saúde e psicossociais para mulheres de meia-idade2024-09-24T14:10:47-03:00Jéssica Nayara da Silva Pradojessicaprado18@outlook.comDarlyane Antunes Macedodamacedo@uneb.brIvanete Fernandes do Pradoiprado@uneb.brRomiria Brito dos Santosromiriapma@gmail.com<p><strong>Objetivo:</strong> Descrever o processo de construção e validação de uma Tecnologia Cuidativo-Educacional sobre demandas de saúde e psicossociais para mulheres de meia-idade. <strong>Métodos:</strong> Trata-se de um estudo metodológico realizado em quatro etapas: levantamento bibliográfico, levantamento de campo, produção de uma Tecnologia Cuidativo-Educacional e validação de conteúdo da tecnologia desenvolvida. <strong>Resultados:</strong> A cartilha foi construída no aplicativo Canva e sua versão final constitui 35 páginas. Quanto à validação, participaram seis especialistas. A cartilha foi validada com um Índice de Validade de Conteúdo máximo de 1,0, evidenciando ser adequada para trabalhar com mulheres de meia-idade. <strong>Considerações finais:</strong> Com esta pesquisa, foi possível construir e validar uma cartilha, que se configura como uma ferramenta que poderá ser utilizada por profissionais da saúde e pelas próprias mulheres em seu processo de autocuidado.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Jéssica Nayara da Silva Prado, Darlyane Antunes Macedo, Ivanete Fernandes do Prado, Romiria Brito dos Santoshttp://www.seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/5030Significados, experiências e interações sociais de mães acerca do exame de triagem neonatal biológica2023-03-20T17:35:24-03:00Rene Ferreira da Silva Juniorrenejunior_deny@hotmail.comRicardo Otávio Maia Gusmãoricardotavio25@gmail.comVictor Guilherme Pereiravguilherme.pereira17@gmail.comDaniel Silva Moraessilvamoraes.daniel@gmail.comJaqueline D`´'Paula Ribeiro Vieira Torresjaqueline.vieira@live.comCarla Silvana de Oliveira e Silva profcarlasosilva@gmail.com<p><strong>Objetivo</strong>: Conhecer os significados, experiências e interações sociais de mães acerca do exame de triagem neonatal biológica. <strong>Métodos:</strong> Estudo qualitativo com suporte teórico-conceitual a partir do interacionismo simbólico conduzido com 10 puérperas. Os dados foram coletados por meio de entrevista com um roteiro semiestruturado, os quais foram analisados segundo a análise de conteúdo na modalidade análise temática. <strong>Resultados</strong>: As puérperas tinham conhecimentos limitados sobre o exame de triagem neonatal biológica, identificando-se falhas no processo de educação em saúde destinadas a essas puérperas. <strong>Considerações finais</strong>: Os significados atribuídos pelas puérperas foram elementares, as experiências revelaram que houve falhas no processo educativo durante o pré-natal, assistência hospitalar ou puerperal; mas, mesmo assim, grande parte delas procuraram o serviço no período correto, demonstrando que em algum momento uma eventual interação foi realizada e a puérpera foi sensibilizada. Contudo, um número importante de compareceu com atraso à unidade.</p>2025-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rene Ferreira da Silva Junior, Ricardo Otávio Maia Gusmão, Victor Guilherme Pereira, Daniel Silva Moraes, Jaqueline D`´'Paula Ribeiro Vieira Torres, Carla Silvana de Oliveira e Silva http://www.seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/5347Seguimento do neonato de risco na perspectiva de profissionais, gestores e mães2024-01-29T20:11:19-03:00Ana Paula Denis Barbosaanapdenis@gmail.comPatricia Harumi Uenopatiharumienf@gmail.comMayara Carolina Canedomaycanedo29@gmail.comFernanda Ribeiro Baptista Marquesfernanda.marques@ufms.brAline Oliveira Silveiraalinesilveira@unb.brMarisa Rufino Ferreira Luizarimarisa.luizari@ufms.brMaria Aparecida Munhoz Gaivamamgaiva@gmail.comMaria Angélica Marcheti Marchetimamarcheti@gmail.com<p><strong>Objetivo</strong>: Analisar o seguimento do recém-nascido de risco na perspectiva de profissionais de saúde, gestores e mães, identificando os desafios e as estratégias adotadas para melhorar a assistência continuada. <strong>Método</strong>: Estudo descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido em um hospital de ensino por meio de entrevistas com dois gestores, dois profissionais de saúde e nove mães de neonatos de risco, que foram submetidas à técnica de análise de conteúdo. <strong>Resultados</strong>: Os participantes reconhecem a importância de um serviço de seguimento bem organizado para os recém-nascidos de risco no hospital; no entanto, este enfrenta barreiras operacionais e de recursos humanos que resultam na descontinuidade do cuidado, como a desorganização e as dificuldades para atender à demanda. <strong>Considerações finais</strong>: O seguimento do recém-nascido de risco no ambulatório analisado necessita de organização e implementação de fluxos para o ordenamento da atenção e atendimento da demanda, além da articulação com os serviços da rede de atenção à saúde.</p>2025-02-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ana Paula Denis Barbosa, Patricia Harumi Ueno, Mayara Carolina Canedo, Fernanda Ribeiro Baptista Marques, Aline Oliveira Silveira, Marisa Rufino Ferreira Luizari, Maria Aparecida Munhoz Gaiva Gaiva, Maria Angélica Marcheti Marchetihttp://www.seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/5217Ações formativas sobre parentalidade positiva para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa2023-10-03T12:22:24-03:00Fátima Madalena de Campos Licofatimalico@gmail.comLarayne Gallo Farias Oliveiralarayne@usp.brAlfredo Pina-Oliveira alfredopina@usp.brLislaine Fracollilislaine@usp.br<p><strong>Objetivo:</strong> Caracterizar as ações formativas para enfermeiros(as) da Atenção Primária à Saúde para o ensino da parentalidade positiva. <strong>Método:</strong> Trata-se de uma revisão integrativa a partir da questão norteadora“quais são as ações formativas para enfermeiros(as) da Atenção Primária à Saúde para o ensino da parentalidade positiva?”, em consonância com a estratégia PICo: participante (P), “enfermeiros(as) em ações formativas”; fenômeno de interesse (I), “ensino da parentalidade”; e contexto (Co), “APS”. <strong>Resultados:</strong> Foram selecionados 139 artigos, dos quais quatro atenderam aos critérios para análise. As ações formativas encontradas foram cursos, treinamentos, palestras e seminários, orientadas pelos Currículos Vida Ativa Saudável e Parentalidade e ancoradas nas teorias de aprendizagem social. <strong>Considerações finais:</strong> Os achados se mostram promissores para desenvolvimento de currículos de ensino integrados de Promoção da Saúde e Parentalidade Positiva, pautados em uma concepção pedagógica problematizadora e emancipatória para a formação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde.</p>2025-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Dra. Fátima Madalena de Campos Lico, Dra. Larayne Gallo Farias Oliveira, Dr. Alfredo Almeida Pina-Oliveira , Dra. Lislaine Aparecida Fracollihttp://www.seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/5553Programas educativos para pais de prematuros e sua relação com o desenvolvimento motor: revisão integrativa2024-11-12T08:57:15-03:00Aneline Maria Ruedellruedellane@gmail.comAriana Rodrigues da Silva Carvalhoarscarvalho@gmail.comCláudia Silveira Vieraclausviera@gmail.com<p><strong>Objetivo:</strong> Identificar programas educativos de intervenção motora, utilizados pelos pais de crianças prematuras hospitalizadas em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, e sua contribuição para o desenvolvimento motor. <strong>Métodos:</strong> Revisão integrativa de literatura, nas bases de dados PubMed, Embase, Web of Science, Lilacs, CINAHL, Livivo, PEDro, ProQuest Dissertations & Theses Global, Catálogo de Teses e Dissertações Capes, Google Scholar. <strong>Resultados:</strong> Foram identificadas 3.514 referências. Após remoção de duplicatas e leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 43 documentos para leitura na íntegra; nove atendendo aos critérios de elegibilidade. O Norwegian Physiotherapy Study in Preterm Infants foi o programa mais utilizado e obteve resultados diferenciados em relação ao desenvolvimento motor. <strong>Conclusão:</strong> São necessários estudos para verificar a influência do desenvolvimento cerebral, ambiente, dor, estresse, nutrição, sono no desenvolvimento dos prematuros e como isso pode influenciar no desenvolvimento motor.</p>2025-11-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Aneline Maria Ruedell, Ariana Rodrigues da Silva Carvalho, Cláudia Silveira Vierahttp://www.seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/5441Desafios para aplicação do checklist de cirurgia segura: revisão integrativa2025-05-19T20:05:24-03:00Layane Cristina Araújolayane.div@outlook.comDanielle Mendonça Oliveiradaniellemoliveira98@gmail.comTaysa de Fátima Garciataysafati@gmail.comLiliane de Lourdes Teixeira Silvalilanets@ufsj.edu.br<p><strong>Objetivo</strong>: Analisar quais os desafios e benefícios vivenciados pelas equipes de cirurgia para a aplicação do <em>checklist</em> de cirurgia segura. <strong>M</strong><strong>é</strong><strong>todo</strong>: Trata-se de uma revisão integrativa, cujas buscas foram realizadas entre setembro e novembro de 2023. Foram selecionados estudos originais publicados entre 2008 e 2023, em qualquer idioma, que tratassem dos desafios e potencialidades do uso do <em>checklist</em>. Excluíram-se anais, revisões da literatura, dissertações, relatos de experiência e guias teóricos. <strong>Resultados</strong>: Dezoito estudos foram selecionados para compor a revisão. A falta de tempo, a ausência de fiscalização e a carência de treinamento foram considerados impeditivos no uso da ferramenta na assistência. A aplicação do <em>checklist</em> possibilita a melhoria da segurança do paciente. A avaliação do risco de alergias, estimativa de perda sanguínea e reserva de hemocomponentes possibilitam a redução da morbimortalidade, contribui para um atendimento humanizado, aumenta a satisfação do paciente e melhora o trabalho em equipe. <strong>Considerações finais</strong>: A aplicação do <em>checklist</em> de cirurgia melhora a interação e comunicação da equipe multiprofissional. O principal fator impeditivo é a falta de tempo e a carência de treinamento para a aplicação correta da ferramenta.</p>2025-09-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Layane Cristina Araújo, Danielle Mendonça Oliveira, Taysa de Fátima Garcia, Liliane de Lourdes Teixeira Silvahttp://www.seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/5644Experiências psicoemocionais de vítimas de violência obstétrica: revisão de escopo2025-06-23T19:52:16-03:00Gabriela Xavier Pantojagabyxavierpan@gmail.comAlessandro Ferreira da Silvaalessandroferreira_01@hotmail.comANTONIO JORGE SILVA CORREA JÚNIOR antoniocorreajunior@usp.brTHAIS CRISTINA FLEXA SOUZA MARCELINOthaisflexxa@gmail.comELYADE NELLY PIRES ROCHA CAMACHOelyade@ufpa.brVERA LÚCIA DE AZEVEDO LIMAveraluci@ufpa.br<p><strong>Objetivos</strong>: Mapear os conceitos-chave relacionados às experiências psicoemocionais de vítimas de violência obstétrica no período intraparto.<strong> Método</strong>: Trata-se de uma revisão de escopo, segundo preceitos do Instituto Joanna Briggs. A busca foi realizada nas bases LILACS, MEDLINE, WOS, CINAHL<strong>,</strong> PsycArticles, Embase, SciVerse Scopus<strong>, </strong>Catálogo de teses e dissertações da Capes e ProQuest Dissertations & Theses Global.<strong> Resultados</strong>: Foram encontrados 498 documentos, restando apenas 26 artigos para compor a revisão. A busca evidenciou que as vítimas de violência obstétrica guardam experiências traumáticas.<strong> Considerações finais</strong>: Este estudo mapeou os conceitos-chave relacionados às experiências psicoemocionais de vítimas de violência obstétrica, destacando o medo e o trauma como principais consequências, que podem levar a distúrbios como depressão pós-parto e transtorno de estresse pós-traumático. Além disso, enfatizou a importância de mais pesquisas sobre o tema e a necessidade de intervenções educativas e melhorias nas práticas de atendimento, especialmente na enfermagem obstétrica, para prevenir e combater a violência obstétrica.</p>2025-09-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Gabriela Xavier Pantoja, Alessandro Ferreira da Silva, Antônio Jorge Silva Correa Júnior, Thais Cristina Flexa Souza Marcelino, Elyade Nelly Pires Rocha Camacho, Vera Lúcia de Azevedo Lima