As cidades médias e suas inserções nos espaços regionais: O contexto do sul de Minas

Autores

  • Alexandre Carvalho de Andrade IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas

Palavras-chave:

Rede urbana, cidades médias, economia regional

Resumo

Nas últimas décadas, as cidades médias brasileira vêm apresentando significativo crescimento demográfico e de diversificação produtiva, o que favorece a maior importância delas nas redes urbanas em que estão inseridas, e a consequente polarização sobre as localidades de suas hinterlândias. Entretanto, é fundamental se levar em conta que todo município se encontra inserido em distintas redes, sejam elas econômicas, culturais e socioespaciais, e, assim, as cidades se interagem com outros centros urbanos nacionais e globais com distintas intensidades e finalidades. Neste contexto, o Sul de Minas, geograficamente posicionado no interior do “triângulo” formado por três das mais importantes aglomerações urbanas brasileiras, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, historicamente desenvolve relações significativas com os espaços de seu entorno, seja no campo econômico ou sociocultural. Este trabalho tem como objetivo demonstrar como se estrutura a rede urbana da Macrorregião de Planejamento do Sul de Minas, o papel das cidades médias neste contexto espacial, e as características demográficas e econômicas regionais; para isto foram utilizados de materiais cartográficos, indicadores demográficos e econômicos, e trabalhos de campo pelas principais cidades do Sul de Minas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Carvalho de Andrade, IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas

Doutor em Geografia: Organização do Espaço (UNESP-Rio Claro). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - campus de Poços de Caldas.

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

de Andrade, A. C. (2015). As cidades médias e suas inserções nos espaços regionais: O contexto do sul de Minas. Revista Territorium Terram, 3(5), 64–79. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/865