Geografia e educação para o risco: uma abordagem possível

Autores

  • Larissa Trindade Tarôco Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
  • André Ribeiro Ferreira Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
  • Carla Juscélia de Oliveira Souza Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Palavras-chave:

Espacialização, Espacialidade, Lugar.

Resumo

Os desastres naturais estão presentes em todo o planeta e são resultados de forças e processos da natureza podendo ser agravados pela ação humana. Partindo deste pressuposto, entende-se que a escola possui papel relevante na formação de cidadãos que saibam analisar e avaliar situações referentes aos processos naturais, aos sociais e a formação de áreas de riscos ambientais. No contexto da escola, o processo de ensino-aprendizagem na área de Geografia ganha destaque, na medida em que esta Ciência contempla os conteúdos essenciais para o entendimento da problemática. A importância e o interesse por esse assunto culminou no levantamento da concepção de áreas de risco ambiental entre alunos da educação básica de duas escolas públicas da cidade de São João Del Rei. A pesquisa foi realizada por meio de trabalho de campo e coleta de dados via questionário semi estruturado, respondido por alunos das séries finais do Ensino Fundamental e Médio e pelos professores. A análise prévia dos dados coletados, pautando-se a análise em referências bibliográficas ligadas à Geografia e Educação, permite afirmar que o tema é contemplado em sala de aula. No entanto, o material didático não contempla a disciplina de modo aprofundado, o que dificulta o trabalho dos professores. Destaca-se a influência da mídia, ainda como o principal meio de informação sobre o assunto. Ao final do projeto, espera-se que a análise e avaliação das respostas sejam capazes de fomentar o debate sobre a importância da educação para o risco.

 

Palavras-Chave: Concepção; Risco Ambiental; Educação Geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Trindade Tarôco, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Discente do curso de Geografia (2013-), com habilitação em Licenciatura na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Membro do GEPEGER - Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Riscos (2014-).

André Ribeiro Ferreira, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Discente do curso de Geografia (2012-), com habilitação em Bacharelado na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Membro do GEPEGER - Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Riscos (2014-).

Carla Juscélia de Oliveira Souza, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Professora do Departamento de Geociências da UFSJ.

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

Tarôco, L. T., Ferreira, A. R., & Souza, C. J. de O. (2015). Geografia e educação para o risco: uma abordagem possível. Revista Territorium Terram, 3(5), 54–63. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/861