Música: formando tribos, constituindo identidades sociais

Autores

  • Robson Matos
  • Rosemberg Cavalcanti Belem

Palavras-chave:

Identidades Sociais, Psicologia Social

Resumo

Neste trabalho investigou-se em que medida a construção da identidade social está relacionada à escolha de um determinado seguimento musical por jovens de uma tribo. Com esse objetivo, buscou-se ainda refletir sobre outras questões a esta relacionada, a saber: como se dá o processo de integração a uma determinada tribo por esses jovens? Como eles, por meio de seu grupo, constroem representações dos demais grupos, do seu próprio grupo e de si mesmo? De que forma se dá as práticas sociais desses indivíduos – tanto ingroup, quanto outgroup? Para atender tais objetivos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com diferentes sujeitos de algumas tribos musicais, que posteriormente foram analisadas qualitativamente por meio de categorias de análise temáticas baseadas na Teoria da Identidade Social de Tajfel e que mostraram como a música pode funcionar como compositora de tribos urbanas e consequentemente de identidades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Matos

Psicólogo formado pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - MG)

Rosemberg Cavalcanti Belem

Psicólogo e mestre em psicologia pela ela Universidade Federal de Pernambuco. Psicólogo na Secretaria de Educação do estado de Pernambucoo e na Secretaria de Saúde da cidade do Recife, como Psicólogo do Consultório na Rua.

Downloads

Publicado

2019-03-28

Como Citar

Matos, R., & Belem, R. C. (2019). Música: formando tribos, constituindo identidades sociais. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(1), 1–14. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2433

Edição

Seção

Artigos