A Educação Popular em Saúde como dispositivo transformador das práticas de produção da saúde no município de Itajaí –SC

Autores

  • Jonatan Hoffmann Universidade do Vale do Itajaí
  • Carlos Eduardo Maximo Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Educação em saúde, Centros de Atenção Psicossocial, Paulo Freire, Pesquisa Qualitativa

Resumo

A pesquisa retrata experiências oportunizadas por uma Residência Multiprofissional em Saúde da Família, com objetivo de compreender como os usuários da Rede de Atenção Psicossocial experienciam práticas de Educação Popular em Saúde (EPS). Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como perspectiva metodológica a pesquisa intervenção. Envolveu sujeitos participantes usuários de um Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas. No trabalho são relatadas alguns caminhos e experiências em EPS e seus desdobramentos refletidos com base em uma perspectiva histórico-crítica através dos conceitos de Alteridade e Humildade. Conclui-se que as intervenções em EPS tiveram potencial de transformação das práticas de produção da saúde pelo fato de possibilitar a construção de relações sociais pautadas por valores orientados para uma  ética do diálogo, alteridade e solidariedade, e por construir em coletivo uma concepção de mundo capaz de tensionar com as forças de alienação e produção de sofrimento.

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Biografia do Autor

Jonatan Hoffmann, Universidade do Vale do Itajaí

 

Cirugião - Dentista

Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família

 

Carlos Eduardo Maximo, Universidade do Vale do Itajaí

Dr. Psicologia

Prof. Universidade do Vale do Itajaí nos cursos

Graduação em Psicologia

Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família

Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho

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Publicado

2019-03-26

Como Citar

Hoffmann, J., & Maximo, C. E. (2019). A Educação Popular em Saúde como dispositivo transformador das práticas de produção da saúde no município de Itajaí –SC. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(1), 1–14. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2885

Edição

Seção

Artigos