Juventude universitária e direitos de cidadania: sentidos atribuídos à igualdade de gênero

Autores

  • Clície Aparecida Pereira Lourenço
  • Maria Lúcia Miranda Afonso
  • Maria Ignez Costa Moreira
  • Marcos Vieira-Silva

Palavras-chave:

Juventude. Relações de gênero. Educação em direitos humanos. Direitos de cidadania.

Resumo

Relata-se pesquisa, realizada em 2014-2015, sobre sentidos atribuídos por universitários aos direitos de cidadania, enfatizando igualdade de gênero. Apresenta-se revisão de literatura sobre juventude e relações de gênero e mudanças nos direitos das mulheres após a Constituição Federal/1988. Indaga-se como a geração que viveu essas mudanças percebe a igualdade de gênero. Na Psicologia Social, trata-se de estudo de sentidos correlacionados ao contexto social e histórico. Foi realizado survey, estatisticamente significativo, com 423 universitários, de 18-29 anos, em três universidades. Conforme resultados, a maioria concorda com afirmações genéricas sobre igualdade de gênero, porém esse índice cai significativamente quando se trata da garantia de direitos pelo Estado. Valores tradicionais estão associados à família. As variáveis de impacto foram sexo (mulheres apoiam mais a igualdade de gênero) e religião (protestantes são mais tradicionais). Reflete-se sobre esses sentidos na sociedade brasileira, com suas crises e desafios ligados aos direitos de cidadania.

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Publicado

2018-09-01

Como Citar

Aparecida Pereira Lourenço, C., Lúcia Miranda Afonso, M., Ignez Costa Moreira, M., & Vieira-Silva, M. (2018). Juventude universitária e direitos de cidadania: sentidos atribuídos à igualdade de gênero. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(3), 1–19. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3103

Edição

Seção

Artigos