Diálogos com adolescentes sobre direitos sexuais na escola pública: intervenções educativas emancipatórias!

Autores

  • Helena Maria Campos
  • Cláudia Gersen Alvarenga de Paiva
  • Isabella Campos de Araújo Mourthé
  • Yago Freire Ferreira
  • Marianna Campos Dias Assis
  • Maria Do Carmo Fonseca

Palavras-chave:

Direitos Sexuais. Adolescentes. Intervenções educativas. Saúde Sexual.

Resumo

Este estudo busca compreender significados e saberes de adolescentes sobre direitos sexuais para subsidiar intervenções educativas emancipatórias nas escolas. Desenvolveu-se pesquisa de abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais com 29 adolescentes de 15 a 18 anos, alunos do ensino médio de escola pública e utilizou-se análise de conteúdo para interpretação das informações em profundidade. A pesquisa revelou que há falhas e omissões entre o que se estabelece nas leis e sua efetivação no cotidiano dos adolescentes, com violações aos seus direitos sexuais, tais como poucas informações qualificadas sobre sexualidade, a falta da educação em sexualidade nas escolas para todos os alunos, além de serviços de saúde específicos que atendam às suas necessidades, o que afeta a saúde sexual. Intervenções educativas emancipatórias que considerem conhecimentos científicos e os saberes de adolescentes e o pleno exercício da cidadania sexual podem reduzir vulnerabilidades relacionadas à saúde sexual e gerar transformações na realidade.

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Publicado

2018-09-01

Como Citar

Maria Campos, H., Gersen Alvarenga de Paiva, C., Campos de Araújo Mourthé, I., Freire Ferreira, Y., Campos Dias Assis, M., & Do Carmo Fonseca, M. (2018). Diálogos com adolescentes sobre direitos sexuais na escola pública: intervenções educativas emancipatórias!. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(3), 1–16. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3107

Edição

Seção

Artigos